Detox: cremes deliciosos para a beleza interior

(Fotos: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Creme de couve‑flor

500 g de couve‑flor, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 7,5 dl de leite, pimenta preta moída na altura e sal.
Pique a cebola e leve‑a ao lume com o azeite até que esta fique translúcida. Junte os raminhos de couve‑flor depois de bem lavados em água corrente. Junte o leite, tempere com sal e deixe cozer. Triture tudo até obter um creme. Tempere com pimenta preta moída na altura.
4 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO

Creme de cogumelos e castanhas

300 g de cogumelos portobello, 200 g de castanhas, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 litro de caldo de carne ou de vegetais, 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 c. de chá de tomilho, pimenta preta e sal.
Limpe os cogumelos. Pique a cebola e o alho e deixe refogar no azeite. Quando começar a alourar, junte os cogumelos cortados em fatias e o tomilho, deixe por um minuto ou dois e acrescente as castanhas. Adicione o caldo, tempere com a pimenta
moída na altura e o sal. Reduza o lume e deixe até cozer as castanhas. Triture tudo. Adicione o vinagre a gosto e deixe ferver por mais um minuto.
4 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO

Creme de ervilhas

1 kg de ervilhas congeladas, 2 cebolas, 2 colheres de sopa de azeite, 7,5 dl de caldo de vegetais ou de galinha, 1 raminho de manjericão e sal
Pique a cebola e refogue‑a no azeite, junte as ervilhas, o manjericão e por fim o caldo. A quantidade de caldo depende se gosta do creme mais espesso ou mais fluído. Deixe ao lume até as ervilhas cozerem e depois triture tudo até obter um creme. Sirva com folhas de manjericão fresco.
4 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO

Creme de batata-doce

600 g de batata-doce, 300 g de cebola roxa, 1 dente de alho, 3 c. de sopa de azeite, 1 c. de chá de cominhos em pó, 1 c. de chá de açafrão-das-índias, 0,6 l de caldo de galinha ou de vegetais, limão e iogurte natural (facultativo).
Descasque as batatas e as cebolas e corte‑as em cubos. Coloque duas colheres de sopa de azeite ao lume com o alho picado e as especiarias, assim que começar a alourar, junte a batata e a cebola e, por fim, o caldo. Tempere com sal. Depois de cozidas, triture tudo e adicione sumo de limão a gosto e uma colher de sopa de iogurte natural.
4 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO