Debaixo da cidade que une dois mundos

Produzido por Brandstory Notícias Magazine

Existem centenas de cisternas subterrâneas em Istambul. Foram construídas prevendo um cerco à cidade e a destruição do aqueduto. A maior cisterna fica a poucos metros da Basílica de Santa Sofia e ocupa uma área de dez quilómetros quadrados.

Desce-se as escadas até esse lugar onde se caminha sobre trinta milhões de litros de água, entre mais de trezentas colunas romanas, transportadas desde templos da Anatólia e dispostas em geometria perfeita. Debaixo de luzes vermelhas, os visitantes caminham pelas passadeiras e dirigem-se à coluna que assenta sobre a escultura de uma cabeça da Medusa, onde tiram milhares de fotografias.

Milhares são também as surpresas no Grande Bazar de Istambul, onde há mil e um olhos de vidro à venda: há exemplares de todos os tamanhos, com todas as formas, em pulseiras, ímans para o frigorífico, pingentes, porta-chaves. A avaliar pela quantidade de amuletos, seria de pensar que a Turquia é o país do mundo com mais invejosos. Os olhos de vidro são um produto muito comum nas cerca de três mil lojas que compõem essas sessenta ruas cobertas, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo.

Mas há muito mais para ver (com olhos de verdade) e se quiser saber tudo o que está à sua espera em Istambul, basta ler este artigo, a par com todos os outros artigos sobre fantásticas sugestões de destinos para umas férias de sonho.