Criança tenta recuperar telemóvel com últimas memórias da mãe

Texto de Ana Sofia Reis

Miguel Retamar tem 11 anos e está a comover a Argentina. Tudo porque o rapaz perdeu o telemóvel onde guardava memórias da mãe, desde vídeos a fotos e gravações áudio. É que Pabla, a mãe de Miguel, morreu no início de 2018, aos 37 anos, com cancro.

O jovem acompanhava a avó ao banco, para ir buscar a reforma da senhora, quando se apercebeu que o telemóvel já não estava com ele. Miguel fez uma publicação no Facebook a pedir ajuda e o post tornou-se viral. Em entrevista a canais de televisão e jornais argentinos, contou que apanhou um remis (transporte semelhante ao táxi) com a avó, e quando chegou ao destino percebeu que não tinha o aparelho. O automóvel, entretanto, já tinha partido.

“Quando o meu neto percebeu que ficou sem o telefone começou a chorar tanto que até eu chorei também. Disse-me que tinha perdido tudo da mãe”, conta a avó, Amanda Castro. O maior apoio de Amanda é o rapaz: “Quando ele tinha um ano, a minha filha veio morar para minha casa. Criámos o Miguel juntas e, desde então, somos inseparáveis.” Pabla morreu há cinco meses “e a dor foi tão profunda que duvidei da minha própria fé”.

Hugo Retamar, tio de Miguel, ligou para a empresa de transportes mas eles desconhecem o paradeiro do objeto, alegando que, provavelmente, terá sido levado por outro passageiro. “O valor não está no telemóvel em si, mas nas memórias preciosas de uma criança que acabou de perder a mãe”, realça Hugo.

A família aguarda que quem porventura pegou no telemóvel o devolva na sequência da onda de solidariedade. Há moradores de San Juan que até oferecem recompensas a quem encontrar o telemóvel de Miguel.