Cozinhar em família: aprendizagem para filhos e pais

Sara Matos/Global Imagens

Texto de Ana Patrícia Cardoso

Cozinhar não é, nem deve ser, uma tarefa exclusiva do pai ou da mãe. As crianças podem ter o seu lugar na hora de preparar as refeições e esta é uma excelente oportunidade para estarem todos reunidos. Além de ser uma forma prática e divertida de aprenderem a comer melhor.

“Para uma criança, como para o resto da família, a alimentação é em grande parte o centro da vida familiar, o momento onde todos se encontram”, diz a psicóloga infantil Leonor Baeta Neves.

“Preparar esse momento, ou seja, preparar os alimentos, deveria sempre ser partilhado para realçar como isso é importante.”

No entanto, é importante que os pais percebam que este é um momento de descoberta a respeitar. Ou seja, não devem querer fazer tudo, na tentativa de evitar algum acidente. Garantindo a segurança das crianças – cuidado com as facas e com o fogão -, há que lhes dar espaço e tempo para irem tentando, falhando e descobrindo uma nova receita, um novo prato.

“Elas devem experimentar e isso implica alguns erros e enganos. E os pais precisam de estar preparados para se estragar algumas coisas. Quando isso acontece, o ideal é mostrar tolerância, explicando que, ao princípio, as pessoas não estão treinadas e podem enganar-se. Por isso é que os miúdos precisam de aventais grandes e instrumentos adequados. Mas também deve transmitir-se confiança: ainda não fazem bem, mas vão fazer melhor”, explica a psicóloga.

As vantagens de pôr as mãos na massa em família:

1. Alimentação saudável
Muitas crianças fazem birra quando têm de comer sopa ou legumes. Se acompanharem o processo de compra, lavagem, corte ou tempero, vão sentir maior curiosidade para provar o resultado final do seu “trabalho”.

2. Uma equipa unida
Quando vai para a cozinha com os seus filhos pode fazer-lhes parecer que são uma equipa, com um objetivo em comum. Esta é uma forma eficaz de eles se sentirem incluídos, aprenderem a dividir tarefas e trabalharem em conjunto.

3. Ciência na cozinha
Uma receita passa por várias fases que podem ser ensinadas de forma divertida: os diferentes estados físicos (gasoso, líquido e sólido), o crescimento dos alimentos, as alterações de consistência, os processos de fermentação e fervura, etc.

4. Receitas para melhorar a matemática
Contar os gramas da farinha, os ovos para uma tarte ou medir a quantidade de água é uma forma descontraída e natural de testar o à-vontade com os números. Ao arrumar os produtos, as crianças fazem conjuntos – aqui são legumes, ali mercearias, acolá é o pão e as bolachas, na gaveta dos talheres os garfos ficam neste sítio e as colheres naquele, etc.

5. Coordenação motora
Picar, misturar, bater, triturar, cortar ou enrolar são gestos que ajudam a desenvolver a coordenação motora.

6. Treinar a organização
Livros para um lado, roupa para o outro, brinquedos espalhados pelo chão. Se este é o cenário lá em casa, esta pode ser uma forma diferente de treinar a arrumação. A metodologia de confeção de uma refeição pode ser aplicada no dia-a-dia. Comprar os ingredientes, alinhar utensílios, planear o tempo até à refeição, ir limpando a bancada para não acumular confusão… Tudo isto são ferramentas úteis para aprender a pensar e organizar.

A “Notícias Magazine”, a “DN LIFE” e a Teka estão a promover o passatempo “Brincar na Cozinha”. Basta juntar a família, escolher a receita, executá-la de forma divertida e filmar ou fotografar o momento. Aceda ao site e, até 14 de outubro, faça o upload das fotografias ou do link do vídeo, seguindo o regulamento do passatempo. De 15 de outubro a 16 de novembro, os amigos e familiares podem votar no seu vídeo ou fotografias. As famílias autoras das seis receitas mais votadas vão depois recriar o prato ao vivo numa cozinha Teka, na grande final de 12 de janeiro, perante um júri. Ganha quem apresentar uma receita completa e com ambiente familiar mais descontraído. Os vencedores recebem um voucher de três mil euros da Agência Abreu para uma viagem com destino à escolha, e um vale de dois mil euros em eletrodomésticos Teka. As restantes cinco famílias finalistas recebem um vale de mil euros em eletrodomésticos Teka.