A cozinha vegan não tem de ser aborrecida

Fotografias Mário Cerdeira

Barras energéticas de figo e amêndoa

INGREDIENTES: 2 chávenas de flocos de aveia sem glúten, 1/2 chávena de flocos de quinoa, 1 chávena de amêndoas sem pele, sementes de abóbora q.b., 1/2 chávena de figos secos, 1/2 chávena de tâmaras descaroçadas, 1/3 de chávena de geleia de arroz, 1 banana madura, 1 chávena de manteiga de amêndoa, 1 pitada de sal marinho, 1 colher de sopa de cacau cru em pó (opcional).

MODO DE PREPARAÇÃO: Pré‑aqueça o forno a 180 ° C. Pique grosseiramente as amêndoas num processador e junte‑as numa tigela com as sementes de abóbora, os flocos de aveia e de quinoa, o cacau cru em pó (se usar) e o sal marinho. Misture bem e reserve. Triture, no processador, os figos secos e as tâmaras, com a geleia de arroz, a banana e a manteiga de amêndoa, até obter um creme homogéneo. Envolva bem este creme aos ingredientes secos e mexa. Forre uma forma com papel vegetal e deite a massa por cima. Com as mãos ou com ajuda de uma espátula, prense a massa até esta ficar distribuída uniformemente por toda a forma. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos até a crosta se apresentar ligeiramente dourada. Retire do forno e deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente (pode levar ao frigorífico para facilitar o arrefecimento). Por fim, com a ajuda de uma faca, corte as barritas do tamanho desejado.

Brownies de cacau e batata‑doce

INGREDIENTES: 500 g de batata‑doce, 5 colheres de sopa de cacau cru em pó, 40 g de chocolate negro em barra (mínimo de 70% de cacau), 1,5 chávenas de tâmaras medjool descaroçadas, 1 chávena de farinha de coco, 1 colher de chá de fermento em pó, 1/6 de chávena de óleo de coco derretido, 1/2 chávena de leite de coco, nozes grosseiramente picadas q.b. Toppings: Nozes, frutos vermelhos, lascas de chocolate negro, coco ralado ou em flocos.

MODO DE PREPARAÇÃO: Coza a batata‑doce e, com a ajuda de um esmagador, reduza‑a a puré. Reserve. Num processador, pique o chocolate negro e as nozes. Transfira para uma taça e reserve. Triture as tâmaras até formar uma pasta, adicionando umas gotas de água. Transfira‑a para uma tigela grande. Adicione o puré de batata‑doce, o leite e o óleo de coco. Mexa bem até a mistura ficar homogénea. Numa outra tigela, junte a farinha de coco, o cacau cru e o fermento. Mexa. Incorpore a mistura seca na tigela grande e envolva bem. Adicione as nozes e o chocolate negro. Envolva. Transfira a massa para um pirex forrado com papel vegetal. Leve ao forno, previamente aquecido a 180° C, por cerca de 20 minutos. Depois de arrefecer, corte os brownies em pedaços e guarneça com os seus toppings preferidos.

Lasanha verde

Croquetes de grão e cenoura com especiarias

INGREDIENTES: 1 cebola grande picada grosseiramente, 1 pedaço pequeno de gengibre (cerca de 1 cm) picado, 1 fio de azeite extravirgem, 2 cenouras grandes raladas, 400 g de grao‑de‑bico cozido, 1 colher de sopa de molho de soja ou tamari, 1 ramo de salsa fresca picada, 1 colher de chá de manjericão seco, 1/2 colher de chá de cominhos moídos, 1 pitada de pimenta preta, 2 colheres de sopa de farinha de grão, pão ralado integral q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO: Numa frigideira, aqueça um fio de azeite. Junte a cebola e o gengibre e deixe alourar. Junte a cenoura e deixe cozinhar por uns minutos. Adicione o grao‑de‑bico e as especiarias. Regue com o molho de soja. Deixe apurar, cozinhando cerca de 5 minutos. Desligue o lume e deixe arrefecer. Coloque o preparado anterior num processador e triture. Transfira a massa novamente para a frigideira. Junte a farinha de grão e envolva bem. Leve ao lume médio/baixo, mexendo sempre, até que a massa fique bem firme e descole da superfície. Guarde a massa no frigorífico durante 1 hora. Molde pequenas bolinhas com as mãos e passe‑as no pão ralado integral. Leve ao forno preaquecido a 180° C por 20 a 30 minutos, virando a meio do tempo, se necessário.

O LIVRO

A Cozinha Verde: Alimentação e Estilo de Vida Naturalmente Vegetais
Editora Nascente
17,69 euros