Comida com sabor a chá

O chá pode ser mais do que uma bebida e para Maria Ana Silva Vieira, a primeira tea sommelier portuguesa, é um ingrediente especial para dezenas de pratos, doces e salgados, que mostram a versatilidade desta planta com propriedades únicas. Por isso escreveu Receitas à Volta do Chá.

Pão com matcha e sementes

2 c. de chá de matcha, 500 g de farinha, 300 ml de água morna, 2 c. de chá de fermento de padeiro seco e mix de sementes q.b.

Numa taça junte o matcha, a farinha e o fermento. Misture tudo. De seguida, verta a água morna e amasse muito bem, durante cerca de 5 minutos. Acrescente algumas sementes e misture. Depois, deixe levedar num local quente e seco, cerca de 60 minutos. Pré‑aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Coloque a massa dentro de uma forma de bolo inglês, previamente polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Nos últimos 10 minutos restantes espalhe, por cima, mais algumas sementes.

Magret de pato curado com chá Earl Grey

1 peito de pato, ½ chavéna de chá preto Earl Grey, 1 ½ laranjas (sumo e raspa), 1 c. de chá de farinha maizena, Salada a seu gosto, azeite, vinagre, sal e pimenta q.b.

Faça o chá preto e deixe arrefecer. Depois de frio, junte a raspa de uma laranja e envolva o peito de pato. Deixe no frigorífico a marinar pelo menos durante 8 horas. Depois, limpe bem o pato e dê uns golpes na pele na diagonal. Tempere o pato com sal e pimenta do lado oposto da pele. Aqueça uma frigideira e coloque o pato com a pele virada para baixo. Deixe cozinhar em lume brando e vire. No mesmo tacho, acrescente o sumo de uma laranja e a farinha maizena e deixe reduzir. Sirva acompanhado por uma salada com laranja e tempere com o molho.

Tarte flan com chá Jasmine Dragon Pearls

1 base de massa folhada, 500 ml de leite, 150 g de açúcar, 8 c. de chá de farinha maizena, 4 gemas de ovos, 4 c. de chá verde Jasmine Dragon Pearls

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Aqueça o leite a uma temperatura de 85 graus. Coloque o infusor com as pérolas de chá dentro do leite e aguarde 3 minutos. Retire o infusor e leve o leite a lume brando, juntamente com o açúcar, a farinha e as gemas. Deixe ferver e mexa até engrossar. Forre uma tarteira com a massa folhada. Deite o creme por cima e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Sirva ainda quente.
Sugestão de acompanhamento: Chá branco Pai Mu Tan.

Bolo na chávena

1 ovo
7 c. de chá de farinha com fermento ½ chávena de chá de leite
2 c. de chá Jasmine Dragon Pearls
3 c. de chá de mel
3 c. de chá de manteiga à temperatura ambiente
1 quadrado de chocolate (opcional)

Faça o chá com o leite e reserve. Junte o ovo com a manteiga e bata. Acrescente o chá, o mel e por fim a farinha. Misture tudo. Coloque numa chávena grande e leve ao microondas durante 2 a 3 minutos em potência máxima. Retire e, se preferir, coloque no interior um quadrado de chocolate.

RECEITAS À VOLTA DO CHÁ

Oficina do Livro
Preço: 15,90 euros