Comida com sabor a chá

Pão com matcha e sementes

2 c. de chá de matcha, 500 g de farinha, 300 ml de água morna, 2 c. de chá de fermento de padeiro seco e mix de sementes q.b.

Numa taça junte o matcha, a farinha e o fermento. Misture tudo. De seguida, verta a água morna e amasse muito bem, durante cerca de 5 minutos. Acrescente algumas sementes e misture. Depois, deixe levedar num local quente e seco, cerca de 60 minutos. Pré‑aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Coloque a massa dentro de uma forma de bolo inglês, previamente polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Nos últimos 10 minutos restantes espalhe, por cima, mais algumas sementes.

Magret de pato curado com chá Earl Grey

1 peito de pato, ½ chavéna de chá preto Earl Grey, 1 ½ laranjas (sumo e raspa), 1 c. de chá de farinha maizena, Salada a seu gosto, azeite, vinagre, sal e pimenta q.b.

Faça o chá preto e deixe arrefecer. Depois de frio, junte a raspa de uma laranja e envolva o peito de pato. Deixe no frigorífico a marinar pelo menos durante 8 horas. Depois, limpe bem o pato e dê uns golpes na pele na diagonal. Tempere o pato com sal e pimenta do lado oposto da pele. Aqueça uma frigideira e coloque o pato com a pele virada para baixo. Deixe cozinhar em lume brando e vire. No mesmo tacho, acrescente o sumo de uma laranja e a farinha maizena e deixe reduzir. Sirva acompanhado por uma salada com laranja e tempere com o molho.

Tarte flan com chá Jasmine Dragon Pearls

Bolo na chávena

1 ovo
7 c. de chá de farinha com fermento ½ chávena de chá de leite
2 c. de chá Jasmine Dragon Pearls
3 c. de chá de mel
3 c. de chá de manteiga à temperatura ambiente
1 quadrado de chocolate (opcional)

Faça o chá com o leite e reserve. Junte o ovo com a manteiga e bata. Acrescente o chá, o mel e por fim a farinha. Misture tudo. Coloque numa chávena grande e leve ao microondas durante 2 a 3 minutos em potência máxima. Retire e, se preferir, coloque no interior um quadrado de chocolate.

RECEITAS À VOLTA DO CHÁ

Oficina do Livro
Preço: 15,90 euros