Novo estudo confirma: comer massa pode mesmo emagrecer

E se o esparguete e macarrão fizerem parte da dieta para ficar em forma no verão? Sim, isto pode acontecer. Primeira dica: coma as quantidades certas

A massa sempre foi vista como um dos grandes inimigos das dietas. Agora, de acordo com um novo estudo publicado no British Medical Journal, as especialidades italianas – como o esparguete e o macarrão – podem estar associados à diminuição de peso.

A investigação, levada a cabo por investigadores do hospital de St. Michael’s, em Toronto, EUA, acompanhou 2488 participantes, que comeram apenas massa ao invés de outros hidratos de carbono durante 12 semanas.

Os protagonistas do ensaio ingeriam em média 3,3 porções por semana, cada uma com cerca de 70 gramas (meia chávena).

Se o objetivo é perder peso, controle as suas porções de comida, fazendo uma dieta adaptada às suas necessidades, e aumente o exercício físico para queimar mais calorias

Depois de analisaram o índice de massa corporal, gordura corporal e a circunferência abdominal acabaram por perceber que os participantes perderam uma pequena quantidade de peso – em média meio quilo. «Este estudo comprovou que a massa não contribuiu para o aumento de peso ou para o aumento da gordura corporal», afirmou John Sievenpiper, consultor físico do Hospital de St. Michael’s.

«De acordo com as evidências, podemos agora dizer com alguma confiança que a massa não tem um efeito adverso no corpo quando consumida num padrão alimentar saudável», reforçou o especialista, que é também um dos autores do estudo.

O nutricionista Rhiannon Lambert explica ao Independent que a noção de que as pessoas precisam cortar nos hidratos de carbono para tentar perder peso não passa de um engano

Esta perda de peso é justificada, segundo o estudo, porque grande parte dos tipos de massa tem um índice glicémico inferior ao de outros alimentos ricos em amido. Se adicionar um controlo de porções adequado e não acrescentar aditivos calóricos, como molhos, pode também perder peso.

O nutricionista Rhiannon Lambert explica ao Independent que a noção de que as pessoas precisam cortar nos hidratos de carbono para tentar perder peso não passa de um engano. «Se o objetivo é perder peso, controle as suas porções de comida, fazendo uma dieta adaptada às suas necessidades, e aumente o exercício físico para queimar mais calorias do que come», sublinha Lambert.

Recorde aqui o artigo da Notícias Magazine que revela alguns dos mitos sobre como queimar gorduras.