Cinco dicas para conseguir ter uma noite descansada

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Em meados de março, o presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, alertava, em entrevista à agência Lusa, sobre a prevalência de doenças como a síndrome de apneia obstrutiva, que afetava 49% dos homens e 25% das mulheres, e as insónias crónicas.

As doenças cardiovasculares associadas à falta de descanso, bem como os maus hábitos que dão má qualidade ao sono também foram assinaladas pelo especialista. «Achamos que trabalhar é mais importante que dormir. Mas depois qual vai ser a rentabilidade no trabalho? O que é que se produziu do ponto de vista físico e intelectual? Se não dorme oito horas, a rentabilidade é mais baixa, e as empresas regem-se cada vez mais pela rentabilidade do que pelo número de horas», frisou, na altura.

Há um risco de mortalidade mais elevado se dormir pouco (menos de cinco horas) ou em demasia (mais de novo horas), comparando com quem consegue ter um sono regular (cerca de sete horas).

Um estudo recente, elaborado por investigadores suecos e norte-americanos e publicado no The Journal of Sleep Research, indica também que há um risco de mortalidade mais elevado se estiver constantemente a dormir pouco (menos de cinco horas) ou em demasia (mais de novo horas), comparando com pessoas que conseguem ter um sono regular (cerca de sete horas).

Ainda assim, de acordo com o mesmo documento, se conseguir compensar ao fim de semana as horas que não dorme durante a semana tem um risco de mortalidade menos elevado.

O stress, preocupações, barulho e até mesmo o desconforto podem ser alguns dos fatores que podem prejudicar o seu sono. No entanto, existem alguns truques que podem aplicar antes de se deitar para conseguir ter uma noite descansada.

Jessica Sepel, especialista em nutrição e autora de vários best-sellers, enumerou cinco passos ao Independent para dormir melhor. Percorra a fotogaleria e veja quais são.