Cinco hábitos que podem prolongar a sua vida mais de uma década

Texto de Alexandra Pedro | Fotografias Shutterstock

Ter hábitos saudáveis pode aumentar a sua vida em mais de uma década. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, com mais de 123 mil voluntários, o impacto dos seus comportamentos e rotinas é evidente.

Com base em questionários sobre estilos de vida e registos médicos, o estudo anotou, de acordo com o The Guardian, que as pessoas vivem mais anos se seguirem, pelo menos, cinco hábitos saudáveis.

São eles:

  1. Ter uma dieta equilibrada
  2. Controlar o peso
  3. Fazer exercícios regularmente
  4. Beber com moderação
  5. Não fumar

Quando os especialistas calcularam a esperança média de vida, assinalaram que homens e mulheres que aderiram aos cinco hábitos viram a sua vida prolongar-se 12 e 14 anos respetivamente.

«Quando embarquei neste estudo, já sabia, como é óbvio, que as pessoas que adotassem estes hábitos iriam viver mais tempo. A surpresa revelou-se na dimensão dos efeitos», disse Meir Stampfer, coautor do estudo e professor de nutrição em Harvard, referindo-se aos anos a mais que pode ter.

Em Portugal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2015 a esperança média de vida situava-se nos 81.1 anos, estando na 22.ª posição do ranking mundial.

Em Portugal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2015 a esperança média de vida situava-se nos 81.1 anos, estando na 22.ª posição do ranking mundial. Em primeiro, está o Japão, Suíça e Singapura, com 83.7, 83.4 e 83.1, respetivamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os números são mais alarmantes. A esperança média de vida está abaixo dos 80 anos (79.3), encontrando-se na 31.ª posição. Serra Leoa, Angola e a República Centro-Africana são os três países com os piores registos, onde a esperança média de vida não passa dos 52.5 anos.

O mesmo estudo indica que tantos homens como mulheres que tinham uma vida saudável eram menos propensos a morrer de doenças cardíacas (cerca de 82%) ou de cancro (65%)

Neste sentido, o estudo publicado no jornal Circulation, indica que apenas 8% dos americanos cumpre os cinco hábitos saudáveis descritos em cima, o que poderá justificar os dados da esperança média de vida.

O mesmo estudo indica que tantos homens como mulheres que tinham uma vida saudável eram menos propensos a morrer de doenças cardíacas (cerca de 82%) ou de cancro (65%) do que os que tinham um estilo de vida mais prejudicial.

«Acho que as pessoas precisam de se posicionar e assumir alguma responsabilidade pessoal»

O especialista Meir Stampfer considera que, tendo em conta que os hábitos saudáveis são largamente conhecidos, o mistério é perceber porque somos tão maus a aplicá-los. Muitas pessoas lutam para deixar de fumar, comem bastante fast food e não se exercitam.

«Acho que as pessoas precisam de se posicionar e assumir alguma responsabilidade pessoal», afirmou o nutricionista. Acrescentando: «Podem pensar que é tarde demais para mudar os seus hábitos, mas o que descobrimos é que quando as pessoas alteram os seus comportamentos surgem benefícios notáveis».

Veja a fotogaleria em cima e recorde os cinco hábitos saudáveis que deve seguir para ter uma vida mais duradoura.