Cega, careca e deformada: esta modelo é um sucesso

Texto de Filomena Abreu

Melanie Gaydos é parcialmente cega. Careca. Tem um rosto deformado. Mas, ao invés de isso ser uma fraqueza, é a chave do seu sucesso. A americana, de 28 anos, nasceu com uma mutação genética chamada displasia ectodérmica, que lhe afeta o crescimento do cabelo, dos dentes, das unhas e da pele. Mesmo assim, rompeu uma série de barreiras e conquistou o seu espaço no competitivo mundo da moda.

Uma pesquisa rápida pela Internet faz-nos abrir a boca de espanto. Melanie tem uma aparência que nos faz ficar presos às suas fotos. As grandes marcas acham o mesmo. Por isso, só este ano, a modelo trabalhou com grandes nomes da indústria, participando na semana da moda em Nova Iorque e fazendo inúmeras sessões fotográficas.

No entanto, antes do sucesso, a vida de Melanie foi complicada. Em criança, foi sujeita a 40 cirurgias para reconstruir a boca, os olhos e as orelhas. Todo o seu rosto necessitou ser intervencionado. A jovem nasceu com uma fenda palatina e mal formações no nariz, nas orelhas e na boca. Além disso, teve um atraso no crescimento da pele, dos pelos e dos dentes. Mas nada a impediu de sonhar e de atingir o grande objetivo: ser modelo.

Hoje, é confiante. Mas, na infância, todos tinham medo dela. “Não entendia por que me olhavam daquele jeito”, contou, em entrevista à BBC. “Na escola, as crianças tinham medo de mim. Se estava perto, iam embora. Não tive amigos em criança e na adolescência”. Esta é uma história incrível de superação. “Acho que a minha força me ajudou a tocar a vida”, disse, emocionada, durante a entrevista, “porque não tinha nada com o que sonhar”.

A aceitação do seu corpo e condição é tal que Melanie afirma que, se pudesse voltar no tempo, ao útero e ao gene que lhe deu origem, “não mudaria nada”. “Sou assim e amo a minha vida, apesar de tudo. Sinto-me bonita”.