Casal transforma plástico dos oceanos em próteses

Foto: Million Waves Project

Texto de Ana Sofia Reis

Laura e Chris Moriarity são o exemplo de que não é preciso ser especialista para resolver algumas preocupações mundiais. No caso deste casal, conseguiram solucionar dois problemas com uma única estratégia. Tiram plástico dos oceanos e criam, com esse material, próteses ecológicas, impressas em 3D, para pessoas com deficiências físicas e dificuldades financeiras.

A ideia do projeto surgiu em abril e duas semanas depois Chris e a esposa já tinham a empresa a funcionar. O casal de Illinois, Estados Unidos da América, fundaram o “Million Waves Project”, organização que “reúne duas situações globais inaceitáveis e oferece uma solução prática e sustentável”, como é referido no site da instituição sem fins lucrativos. Depois de preparar o plástico, cortando-o à mão, desfazem-no (numa trituradora de papel) e colocam-no na impressora 3D. Laura e Chris usam uma aplicação que permite a ligação com as pessoas que necessitam de próteses, de forma a que seja possível projetar o produto com as medidas exatas de cada uma.

A matéria-prima tem um custo reduzido e isso reflete-se no preço da prótese, que varia entre 40 e 150 euros. O “Million Waves Project” é financiado por doações, patrocínios e venda de porta-chaves, no site da empresa. Por isso, é possível ajudar a limpar oceanos e possibilitar a essas crianças e adultos uma vida mais independente. Desde o inicio do projeto, Laura e Chris já fizeram 18 aparelhos. Neste momento, o casal está a trabalhar para arranjar um triturador de tamanho comercial, de forma a aumentar dez vezes a produção.