
Texto de Ana Sofia Reis
Um casal de Saragoça, Espanha, está no centro de uma polémica por ter abandonado uma menina que tinha adotado, depois de descobrir que a criança de sete anos, como dizia nos documentos, afinal tinha 13. A menor, de nacionalidade indiana, está sob tutela dos serviços sociais de Aragão e à espera que a sua situação fique resolvida para voltar para a terra natal.
“É lamentável que uma criança adotada seja abandonada. Pedi ao nosso embaixador em Espanha, D B Venkatesh Varna, que a reencaminhe imediatamente para a Índia onde garantiremos a sua reintegração e custódia”, tuitou Maneka Gandhia, ministra do Desenvolvimento da Mulher e da Criança.
Os pais adotivos afirmaram que foram enganados em relação à idade verdadeira da menina, uma vez que no processo a informação estava errada.
Deepak Kumar, responsável pelo Autoridade Central dos Recursos de Adoção indiano, informou que a criança pode ficar numa família de acolhimento ou permanecer num centro de adoção até a situação ficar resolvida.
De acordo com dados do governo indiano, 3210 menores foram adotados entre abril de 2016 e março de 2017, 578 dos quais por pais estrangeiros.