Brincadeiras com tachos e panelas

Por Ana Patrícia Cardoso

Família Marinho

Foto: Miguel Pereira/Global Imagens

Mousse de groselha

A família Marinho não é novata nas andanças dos vídeos em família. O canal Brincapanda tem mais de 26 mil subscritores e cerca de cem vídeos em que a estrela é o Tomás, de cinco anos. Os pais, José e Marlene, já conheciam o passatempo, tendo participado na primeira edição. Na segunda vez, a receita escolhida é a mousse de groselha que a avó Emília costuma fazer. É com ela que Tomás mais cozinha mas em casa não resiste a partir os ovos e a pedir para fazer bolachas. José alimenta este gosto mas, no início, estranhou um pouco, reconhece: “Sempre achei que brinquedos de cozinha fossem mais para as meninas. Mas ele pede e adora e são muito úteis”. Estereótipo ultrapassado, o Tomás vai brilhando nos vídeos, enquanto não tem idade para se dedicar sozinho às receitas da avó. E brilhou também naquele com que concorreram ao passatempo. Por isso estão entre os seis finalistas.

Família Costa

Foto: Diana Quintela/Global Imagens

Dourada com batata-doce

O pai das irmãs Rita e Vanessa faleceu recentemente. O acontecimento abalou toda a família e, para trazer algum ânimo, Rita sugeriu uma brincadeira: porque não participarem no passatempo Brincar na Cozinha? A irmã Vanessa e os sobrinhos Martim e Maria Matilde, de 12 e nove anos, acharam uma ideia ótima e meteram mãos na massa. “As crianças têm um poder curativo enorme”, diz a tia embevecida.

O Martim nunca tinha descascado uma cebola. A primeira vez – e as primeiras lágrimas – foram registadas para o vídeo. Os dois irmãos ficaram encarregados de descascar todos os legumes e, a julgar pelo resultado final, têm mesmo jeito para a coisa. Saem aos seus. Os encontros desta família funcionam à volta da mesa. “Desde pequena que a minha mãe nos leva para a cozinha. Sempre tivemos esta tradição muito vincada. Por exemplo, as garrafas de vinho não se abrem à mesa, abrem-se na cozinha”, brinca Rita. A mãe, também Vanessa, engenheira alimentar e nutricionista, além de cozinhar com os filhos, tem o projeto Nutricientistas, em que dá workshops nas escolas para educar as crianças a ter uma alimentação mais saudável.

Família Mateus

Foto: Orlando Almeida/Global Imagens

Bolachas de chocolate

Quando Miriam sugeriu a participação no passatempo, a filha Rebeca, de seis anos, não se fez de rogada. “Ela gosta mesmo de cozinhar. Fez anos recentemente e chateou-se comigo porque fiz o bolo mais tarde, quando já estava a dormir. Ficou triste porque queria tratar do bolo para os amigos.” Desta vez, mãe e filha foram para a cozinha e dividiram tarefas para preparar bolachas de chocolate. A escolha foi fácil: “É uma receita de família que já se tornou a nossa imagem de marca”. O timing não podia ser melhor: a família está em fase de construção da nova casa e o prémio vinha mesmo a calhar. O pai Pedro também gosta de cozinhar com Rebeca e o prato predileto dos dois são “as panquecas que fazem quase todos os fins de semana”. Pediram a amigos e conhecidos para votar e deu resultado: a família Mateus vai à grande final que se realiza em fevereiro.