O Brasil também tem um Stephen Hawking

Ainda não inspirou filmes e, para já, anda bem longe de ser um ícone de cultura popular, como foi Stephen Hawking (1942-2018). Mas a vida de José Afonso Braga tem vários pontos em comum com a do físico britânico, que faleceu em março deste ano, com rótulos de celebridade.

Falamos de um brasileiro de 47 anos que, tal como Hawking, foi diagnosticado com lateral esclerose amiotrófica, uma doença que ataca o sistema nervoso central e provoca paralisia motora progressiva e irreversível. Aconteceu em 2013. Daí até perder a voz e todos os movimentos do corpo passou apenas um ano.

A primeira opção foi recorrer às aplicações para pessoas com distúrbios de fala já existentes no mercado (como a que Stephen Hawking ajudou a criar). Mas deparou-se com vários problemas, como o facto de o idioma utilizado ser o inglês e de o interface das aplicações existentes ser “confuso”.

Depois, decidiu usar a formação que tem em tecnologia da informação para ganhar qualidade de vida. Nascia assim o WeCanSpeak, uma aplicação formulada pelo próprio José Afonso Braga, que promete ser uma ajuda para muitos outros que se deparam com a mesma doença. Até porque é uma aplicação gratuita (que pode ser descarregada tanto para computador como para tablet). A prova do sucesso é que, nos primeiros dez dias após o lançamento, foram feitos mais de 300 downloads.

Como funciona? É um processo relativamente simples. Os olhos do utilizador fixam-se nas teclas da tela de um computador até formar palavras, posteriormente transformadas em registos áudio.

“A comunicação é a base da socialização e perder essa capacidade de socializar é, talvez, a maior dor causada pela doença. Desde o primeiro momento, tenho o compromisso de não deixar a doença me tirar a alegria de viver”, explicou, em entrevista à Agência Brasil.

Para já, a missão tem sido cumprida com sucesso. É que, graças ao WeCanSpeak, até já pode receber os amigos em casa à quinta-feira… para uma noitada de póquer.