Blue Monday: é hoje o dia mais triste e deprimente do ano?

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

Equacione-se o tempo decorrido desde o natal, os desejos frustrados de Ano Novo, o estado desastroso das nossas finanças pessoais, o clima invernoso, a falta de motivação para enfrentar 2018 e facilmente concluímos que hoje, dia 15, a terceira segunda-feira de janeiro, pode muito bem ser o dia mais triste e deprimente do ano – a célebre Blue Monday teorizada por Cliff Arnall, psicólogo da Universidade de Cardiff, Reino Unido.

Segundo o especialista, a primeira Blue Monday foi a 24 de janeiro de 2005 – altura em que concebeu a sua fórmula científica – e a mais triste de todas terá sido a de 16 de janeiro do ano passado, potenciada por uma série de fatores como a ansiedade face ao Brexit, a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA e a morte de celebridades marcantes, como a atriz Carrie Fisher (a princesa Leia da Guerra das Estrelas) e o cantor George Michael.

Para Arnall, a Blue Monday pode (e deve) ser usada como um trampolim para a mudança.

«As contas do cartão de crédito são um grande problema após o natal, a neve, o gelo e as cheias estão a causar preocupações e muita gente sente-se desmotivada», justifica Cliff Arnall ao jornal britânico The Telegraph.

«Outras razões extra são o Trump e o Brexit, ambos a causarem incerteza, e as mortes de tantas estrelas na casa dos 50 e 60 anos, a relembrar as pessoas da sua própria mortalidade.»

Ainda assim, há quem defenda que tudo isto não passou de uma narrativa do psicólogo engendrada pela agência de viagens Sky Travel, interessada em saber quando é que os seus clientes em potência estariam mais dispostos a viajar com o objetivo de fugirem à tristeza.

Quanto a Arnall, que entretanto se tornou conferencista no campo da felicidade e da confiança organizacional, não só reforçou ao The Telegraph a convicção na sua própria teoria como aconselha as pessoas a usarem a Blue Monday como um trampolim para a mudança, «seja para perderem peso, deixarem de fumar, embarcarem num sonho ou até mudarem de profissão».

Entretanto, veja na nossa fotogaleria seis ideias para elevar o ânimo neste dia tão triste. São pequenos truques que fazem toda a diferença.