Beleza sem bisturi

Texto de Sofia Teixeira | Fotografia de Shutterstock

CABELO MAIS FORTE SEM IMPLANTES

Em situações de calvície instalada só um transplante capilar repõe cabelo onde ele não existe. No entanto, para quem começa a perceber que o cabelo em alguns sítios já não tem a força que tinha, está sofrer uma queda acentuada e a calvície vem a caminho é possível atrasar a sua progressão e dar um aspeto mais saudável ao cabelo que ainda existe através da mesoterapia capilar. Esta é uma técnica que consiste em injetar diretamente no couro cabeludo medicamentos com vitaminas, aminoácidos e coenzimas que combatem a atrofia do folículo capilar.

NARIZ NOVO EM 20 MINUTOS

Muita gente não está satisfeita com o tamanho ou a forma do nariz: a rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo. Mas, em alguns casos, não é preciso «ir à faca» para corrigir o formato do nariz. Algumas irregularidades – como «bossas» ou depressões que são notórias sobretudo de perfil, ponta ligeiramente descaída ou assimetrias entre os dois lados – corrigem ‑se através da rinomodelação. O procedimento consiste na aplicação de um preenchimento – por norma de ácido hialurónico – que dá uma nova forma ao nariz. É mais barato, mais rápido e tem menos possíveis efeitos secundários, no entanto, não serve para todos os casos e o efeito só dura um ou dois anos.

TIRAR GORDURAS A MAIS, SEM AGULHAS

É «a» solução para quem não tem excesso de peso, não quer ver agulhas, mas adoraria ver ‑se livre daquele pequeno «pneu» acumulado na barriga ou daquela gordura nos braços que os faz demasiado rechonchudos. A lipoaspiração não invasiva permite eliminar gordura localizada, é mais económica do que a opção cirúrgica, não requer recuperação e não é dolorosa. Consiste na aplicação de ultrassons e/ou laser na zona que se pretende reduzir, o que enfraquece a membrana celular dos adipócitos.

SOBRANCELHAS IMPECÁVEIS POR DOIS ANOS

As sobrancelhas têm um enorme impacto na estética do rosto. Para muitas mulheres, o problema é pelo a mais, o que as obriga a uma manutenção constante. Para outras, sobretudo as mais velhas, o problema são pelos a menos, que com a idade costumam tornar ‑se mais ralos ou com falhas inestéticas. Com alguma paciência e engenho é possível resolver isso com um bom lápis, mas a micropigmentação de sobrancelhas ou microblading resolve ‑a de forma mais prolongada. São inseridos pigmentos na superfície da pele que imitam o desenho do pelo e duram cerca de dois anos. Esta técnica é diferente da maquilhagem definitiva, menos aconselhada.

MAIS DO QUE UM BRANQUEAMENTO

Quando o único problema do sorriso são dentes que começam a ficar mais escuros, uma limpeza dentária seguida de um branqueamento é suficiente. Se há imperfeições dentárias como dentes desalinhados, partidos, demasiado pequenos ou com alterações de cor que não cedem ao branqueamento, recorre ‑se a uma das mais populares técnicas de smile makeover: as facetas dentárias. Por vezes chamadas de «lentes de contacto dos dentes», as facetas são capas de porcelana feitas à medida das necessidades funcionais ou estéticas de cada dente que são colocadas de forma definitiva na sua superfície externa, dando-lhes uma nova forma, cor e alinhamento.

ATENUAR RUGAS COM MATERIAL BIOLÓGICO

Mete algum sangue e agulhas, mas não envolve cortes ou químicos sobre a pele.
O vampire lifting usa o plasma rico em fatores de crescimento do próprio paciente. Depois de recolhido o sangue, ele é processado e tratado, sendo o plasma injetado em vários sítios da face, estimulando a produção de colagénio, ácido hialurónico e elastina. O resultado é uma pele menos flácida, com menos rugas de expressão, além de um melhoramento da acne e cicatrizes.