Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de Reuters
Seis vídeos passados em ambientes diferentes. Uma consulta de médico, uma entrevista a um político, um bar, um chefe, uma sessão fotográfica, um ator. Situações reais, retratadas em ficção, numa campanha contra o assédio sexual. É esta a premissa de #ThatsHarrassment.
David Schwimmer, o Ross da série Friends, a realizadora israelita Sigal Avin (que já tinha feito uma série sobre o assunto) e a produtora Mazdack Rassi juntaram-se para criar um conjunto de vídeos que não só alertassem para as situações quotidianas que constituem assédio, como também incentivassem as vítimas (na sua maioria, mulheres) a apresentar queixa e não terem vergonha de falar sobre o assunto.
Para isso, foi criado um site oficial da campanha que também explica o que é o assédio e dá apoio a quem viveu situações semelhantes e pretende denunciar.
«Cresci com os relatos da minha mãe, uma advogada de sucesso na Califórnia, que toda a vida e carreira sofreu assédio. O assédio por parte de colegas ou juízes era um assunto entre nós», conta David Schwimmer ao NYT.
O momento não poderia ser mais pertinente. Os vídeos foram feitos em abril de 2017, meses antes do escândalo de Harvey Weinstein, que trouxe a público centenas de casos de assédio, não só na indústria do cinema, como em toda a sociedade americana.
O movimento #metoo mobilizou centenas de caras conhecidas e este é um assunto que se tem mantido na ordem do dia. Por isso mesmo, os criadores da campanha decidiram espalhar os vídeos por todo o lado, não só nas televisões americanas, como também nas plataformas Hulu e Amazon e nos táxis de Nova Iorque.
Schwimmer, um homem em Hollywood, não é indiferente ao assunto e chega a protagonizar um dos filmes (The Boss). «São os homens que cometem grande parte das violações, e [casos de] assédio sexual. Temos a responsabilidade acrescida de fazer alguma coisa», disse o ator numa entrevista ao The New York Times.
Este sentido de responsabilidade foi uma herança da mãe. «Cresci com os relatos da minha mãe, uma advogada de sucesso na Califórnia, que toda a vida e carreira sofreu assédio. O assédio por parte de colegas ou juízes era um assunto entre nós. É um assunto muito real e muito familiar para mim.»
Veja os vídeos aqui:
O MÉDICO
O POLÍTICO
O ATOR
O CHEFE
O COLEGA DE TRABALHO
O FOTÓGRAFO