Acordar, calçar as sapatilhas, trocar as voltas ao medo e fugir. No fundo, acreditar que é possível ganhar a corrida contra a violência doméstica. A marca portuguesa de calçado Josefinas e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) deram as mãos para inspirar mulheres que sofrem em silêncio, e assim nasceu uma coleção solidária que pretende agitar mentalidades: a “You Can Leave”.
São três pares de sapatilhas, criadas a partir das etiquetas que se encontram no vestuário. “Tal como uma peça de roupa trivial, parece tornar-se essencial que cada ser humano venha com uma etiqueta de ‘como cuidar’, para que não seja destruído por outra pessoa”, explicou Maria Cunha, CEO da Josefinas. Os números da APAV são a prova dessa urgência: em Portugal, 14 mulheres são vítimas de violência doméstica todos os dias.
Sapatilhas “Strong” e “Speak”
Se se alargarem horizontes, o cenário continua pouco animador: 603 milhões de mulheres vivem em países onde a violência doméstica não é considerada crime, e sete em cada dez são alvo de violência física, incluindo a sexual. Dados das Nações Unidas revelam ainda que mulheres entre os 15 e os 44 anos correm maior risco de violência doméstica do que de desenvolverem cancro ou terem um acidente de viação.
“É extremamente provável, se não 100% garantido, que conheçamos alguém que é, ou que já foi, alvo de maus-tratos psicológicos, verbais ou sexuais. Na Josefinas, quisemos alertar para este flagelo, na grande maioria das vezes silencioso”, afirmou a responsável da marca. As três sapatilhas (“Speak”, “Leave” e “Strong”) exibem cinco símbolos que mostram como cuidar de uma mulher, “para que ninguém se esqueça que numa relação, que deveria ter por base o amor, o cuidado e o respeito mútuo, não há lugar para violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo”.
Num dos pares, lançados esta segunda-feira, dia 23 de julho, há também um código QR que esconde uma mensagem de esperança: “You Can Leave – poderá não ser à primeira tentativa mas, numa dessas vezes, a vítima conseguirá libertar-se e abandonar o ofensor definitivamente.”
Por cada par vendido (custa 298 euros), a marca de calçado compromete-se a ajudar cinco mulheres vítimas de violência doméstica. O montante angariado será entregue às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas como refúgio e alimentação, além de apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês.