As calorias «escondidas» dos alimentos saudáveis

Quando se fala em alimentação saudável, não significa que os alimentos tenham um baixo teor calórico. É preciso ter em mente a quantidade de calorias que ingerimos, especialmente, quando estamos de dieta.

Sabia que uma barrinha de cereais equivale a 100 minutos de limpezas domésticas para perder as calorias ingeridas? E que duas colheres de manteiga de amêndoa obrigam a 13 minutos de pesos?

A alimentação é fundamental para quem quer manter um estilo de vida saudável. Os alimentos ricos em nutrientes dão a energia necessária ao nosso corpo, mas é preciso ter cuidado com as quantidades.

Há alimentos que apresentam um alto teor de calorias, que passam despercebidas, dado o estatuto saudável dos ditos. Veja quais são.

Azeite

O azeite é uma gordura benéfica para a saúde, mas pode adicionar calorias extras aos seus pratos saudáveis. Uma colher de sopa de azeite tem cerca de 120 calorias, que podem aumentar se não tiver atenção às proporções.

Molhos

Se é adepto de saladas, tenha em atenção o tempero. Os molhos que adicionamos na nossa salada podem ser muito ricos em calorias, devido a ingredientes como o óleo, por exemplo.

Mistura de frutos secos

As nozes, os figos e as passas embaladas têm muitas calorias e um alto teor de gordura. Se os frutos secos fazem parte da sua alimentação saudável, opte por comê-los a cru.

Leite de coco

O leite de coco é uma excelente opção para quem gosta do sabor nos seus cozinhados, mas apresenta um alto valor calórico. Experimente trocar o leite de coco pelo leite de amêndoa e delicie-se.

Barras de cereais

As barrinhas de granola e frutos secos são vendidas como um lanche saudável. Mas, na verdade, têm açucares adicionados e aromatizantes, que possuem muitas calorias. Se estiver com fome, opte por comer nozes cruas.

Sementes de Chia

As sementes de chia têm muitos nutrientes e fibras, como o ómega 3, que aumentam a saúde do cérebro e do coração. Mas também são muito calóricas. Reduza a quantidade de sementes que põe nos seus smoothies ou no iogurte.

Manteiga de amêndoa

A manteiga de amêndoa é uma excelente substituta da manteiga de amendoim, mas está cheia de gordura. Deixe o pão e as bolachas de lado e experimente barrar a manteiga de amêndoa na fruta.

Quinoa

Para quem come saladas saudáveis, a quinoa é uma base essencial. Tem uma proteína completa, mas também oferece muitos carboidratos e calorias. Comer uma boa salada de quinoa ao almoço é uma boa desculpa para ir ao ginásio à tarde.

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