Acabe com o vício: cinco alternativas saudáveis ao café

Quantos de nós não conseguimos começar o dia sem aquela chávena de café? E depois de almoço. E depois de jantar. O café é das bebidas mais consumidas no mundo, independentemente da cultura, país ou religião. Apesar de comprovada a sua eficácia no aumento de energia extra que nos falta, se consumido em excesso, pode causar ansiedade, insónias, irritação no estômago. Se precisa de ajuda para estimular a mente, há alternativas naturais que podem ter o mesmo efeito sem causar stress.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia shutterstock

Laranjas

É verdade que um sumo de laranja pode conter até 120 calorias. Mas se colocar a questão calórica de lado, as laranjas são uma fonte de energia natural. Um estudo da Universidade de Reading, em Inglaterra diz que esta fruta aumenta o estado de alerta, concentração e tempo de reação. Em vez daquele café a meio da tarde, porque não opta por uma peça de fruta?

Gengibre

O gengibre ajuda a combater a fadiga porque aumenta a circulação do corpo. É também um alimento bastante versátil que pode ser acrescentado nos sumos, no chá ou beber um shot de manhã em jejum.

Vinagre de maçã

Uma colher ou duas de vinagre de maçã é uma forma saudável de começar o dia com aquela energia extra que precisa. Se preferir juntar a uma bebida, beba em jejum um copo de água com limão, vinagre de maçã e uma pitada de pimenta caiena. Vai sentir a diferença.

Raiz-Dourada (Rhodiola Rosea)

A raiz-dourada ou raiz de ouro é uma planta medicinal usada há vários anos para melhorar a performance da mente e dar energia. Também ajuda a reduzir os efeitos do stress no organismo. Um chá de raiz dourada de manhã é um bom substituto da cafeína.

Bacopa (Brahmi)

Bacopa (Brahmi ou Bacopa monnieri) é uma erva muito utilizada na ayurveda (medicina tradicional da Índia). É conhecida por ter efeito direto no aumento do foco e funções cognitivas

 

 

 

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