São estes os alimentos «mais sujos» de 2018

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia DR

A lista dos alimentos mais «sujos» de 2018, elaborada pela organização norte-americana sem fins lucrativos Environmental Working Group, confirma: os morangos são o fruto com mais químicos e pesticidas.

De acordo com o estudo, a análise feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América indicou que cerca de 70% da amostra tinha produtos contaminados com resíduos de pesticidas – entre os cultivados convencionalmente (de forma não biológica).

A lista, com mais de dez frutas e vegetais, inclui alimentos como espinafres (2º classificado), pêssegos-carecas, maçãs, uvas, pêssegos, cerejas, peras, tomates, aipo, batatas e pimentos.

No caso dos morangos foram encontradas mais de 20 pesticidas numa única amostra. Em 98% de todos os produtos analisados, pelo menos um pesticida foi encontrado.

Esta análise é realizada anualmente desde 2004, sendo que o objetivo é avaliar as frutas e legumes mais popular e elaborar um guia – Shoper’s Guide to Pesticides in Produce – com os produtos com mais químicos.

As mais de 38 mil amostras – realizados pelo Departamento de Agricultura dos EUA em parceria com a Food and Drug Administration – foram feitas com base nos hábitos do público em geral, sendo que todos os testes foram feitos depois de se lavar e descascar o alimento em causa.

No caso dos morangos foram encontradas mais de 20 pesticidas numa única amostra. Em 98% de todos os produtos analisados, pelo menos um pesticida foi encontrado.

As mulheres que querem engravidar podem melhorar significativamente as suas hipóteses se comerem frutas e vegetais convencionais com menos pesticidas.

Este problema acentua-se depois de um estudo publicado pela Associação Médica Americana indicar que as mulheres que querem engravidar podem melhorar significativamente as suas hipóteses se comerem frutas e vegetais convencionais com menos pesticidas ou ingerindo produtos orgânicos.

Os autores do estudo, publicado em novembro último, afirmaram ainda que são necessários mais testes para relacionar estes dois fatores. Ainda assim, neste estudo as mulheres que comeram mais de duas porções diárias de frutas e vegetais com mais resíduos e pesticidas apresentaram uma probabilidade menor de engravidar – cerca de 26%.

As crianças são também uma preocupação, pois estão numa fase em que ainda são muito vulneráveis aos malefícios dos químicos pois não têm as suas defesas tão desenvolvidas.

Veja na fotogaleria em cima quais os 12 alimentos considerados «mais sujos» em 2018.

E os alimentos mais limpos?

O Environmental Working Group (EWG) fez ainda uma lista com os alimentos que, contrariamente ao descrito em cima, têm menos pesticidas. Abacate, milho doce, ananás e couve são alguns dos alimentos que entram na lista dos 15 «mais limpos».

Veja a lista completa:

  1. Abacate;
  2. Milho doce;
  3. Ananás;
  4. Couve;
  5. Cebola;
  6. 6. Ervilhas congeladas;
  7. Papaia;
  8. Espargos;
  9. Manga;
  10. Beringela;
  11. Melão;
  12. Kiwi;
  13. Meloa;
  14. Couve-flor;
  15. Brócolos.