Alimentação natural para bebés: dos primeiros purés aos primeiros pratos

A blogger de comida Michele Olivier diz aos pais tudo o que precisam de saber no seu livro Alimentação Natural Para Bebés. Não há como errar a dose.

Pode demorar um pouco mais de tempo. Mas além de ser mais nutritiva, a alimentação para bebés feita em casa permite-lhe controlar todos os ingredientes.

PURÉ DE PÊSSEGO E BAUNILHA

Pêssegos (os que quiser), 240 ml de água, ½ c. de chá de essência de baunilha.

Coloque os pêssegos – descascados, descaroçados e picados – e a água num tacho e leve a cozer em lume médio por 10 minutos ou até os pêssegos ficarem suficientemente macios para conseguir desfazê-los com as costas da colher. Reserve a água da cozedura e triture os pêssegos no liquidificador juntamente com a baunilha. Se o puré ficar demasiado denso, acrescente 60 ml da água onde cozeu os pêssegos e bata mais um pouco para incorporar.

PURÉ DE MILLET, LEITE DE COCO E CANELA

185 g de millet (enxaguado e escorrido), 360 ml de água, 120 ml de leite de coco enlatado, 1 c. de chá de canela em pó.

Num tacho médio, deite todos os ingredientes e leve a ferver, deixando depois cozer em lume brando, com a panela tapada, durante 20 minutos. Retire e deixe repousar, ainda tapado, por mais 5 minutos. Deite tudo no liquidificador e triture – se necessário, vá acrescentando água em doses de 60 ml. O millet engrossa quando arrefece, pelo que pode adicionar um pouco mais de leite de coco antes de servir. Para mais sabor, acrescente ainda ½ c. de chá de essência de baunilha e ¼ de c. de chá de gengibre em pó durante a cozedura.

PASTÉIS DE CENOURA COM NOZ-MOSCADA

4 cenouras (descascadas e raladas), ½ cebola finamente ralada, 60 g de farinha de trigo integral, 2 c. de sopa de cebolinho fresco picado, ½ c. de chá de sal, ½ c. de chá de alho em pó, ¼ c. de chá de noz-moscada em pó, 2 ovos, 2 c. de sopa de água, 2 c. de sopa de azeite.

Misture as cenouras, a cebola, a farinha, o cebolinho, o sal, o alho e a noz-moscada numa taça média. Envolva os ovos e 2 c. de sopa de água e mexa até ligar tudo muito bem. Aqueça o azeite numa frigideira em lume brando/médio. Deite porções de massa na frigideira e frite cerca de 4 a 5 minutos até ficarem douradas. Vire, espalme com as costas da espátula e frite por igual tempo. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de servir.

PANQUECAS SIMPLES DE AVEIA COM XAROPE DE CEREJA E AMÊNDOA

180 g de flocos de aveia, 180 ml de leite ou bebida vegetal sem açúcar da sua preferência, 105 g de iogurte natural, 1 banana madura grande, 1 c. de sopa de mel, 1 c. de chá de canela em pó, 1 ½ c. de chá de fermento em pó, 2 ovos, óleo de coco ou em spray para untar a frigideira.
Para o xarope: 200 g de cerejas frescas ou congeladas sem caroço, 280 ml de xarope de ácer, 1 c. de chá de essência de amêndoa ou baunilha.

Comece por fazer o xarope: leve as cerejas e o xarope de ácer a ferver num tachinho pequeno. Baixe o lume e coza por 10 minutos. Acrescente a essência e coza durante mais 3 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente. Pode servi-lo com pequenos pedaços de cereja ou triturá-lo no liquidificador. E agora as panquecas: deite a aveia, o leite, o iogurte, o mel, a canela e o fermento em pó, por esta ordem, no liquidificador e misture até ficar cremoso. Junte os ovos e triture até incorporar bem. Deixe repousar por 5 minutos. Se a mistura ficar muito espessa, adicione 1 c. de sopa de leite e triture novamente.

O LIVRO

ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA BEBÉS
MICHELE OLIVIER
Casa das Letras
Preço: 19,90 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.