Adeus às beatas no chão

Texto de Pedro Emanuel Santos

Se fuma e não é adepto de atirar beatas para o pavimento público quando não há mais opção para as depositar, a solução para se sentir bem com a consciência ambiental chama-se cinzeiro portátil. Ainda não muito frequente, mas cada vez mais fácil de adquirir, este pequeno acessório pode ser levado para todo o lado e evita males maiores na hora de apagar o cigarro.

Existem cada vez mais desses cinzeiros à venda. Sobretudo no mundo virtual, onde é possível comprá-los no eBay ou noutros grandes armazéns online. Os modelos são vários, dos mais clássicos aos mais inusitados, desde os pouco maiores do que um normal cigarro, até aos que adotam formas estranhas – como caveiras ou relógios de bolso. Os preços médios andam entre os quatro e os sete euros.

E até os há ecológicos. São comercializados pela Planetiers, loja online portuguesa de produtos sustentáveis que imaginou, por exemplo, o Treego. Por 6,77 euros, esse cinzeiro portátil é feito com óleos naturais e 100% à mão. Mede até sete centímetros de diâmetro, apenas cinco de altura e foi pensado para ser facilmente transportado, até, por exemplo, pendurado na presilha das calças como se fosse um porta-chaves. É leve, limpa-se com facilidade e pode ser utilizado em qualquer ocasião sem que seja inoportuno.

Uma beata pode demorar entre 10 e 12 anos a decompor-se. Muito tempo, portanto, até que o planeta se livre completamente desse autêntico poço de venenos vários que ajudam a inquinar o nosso espaço comum.

Uma beata pode demorar entre 10 e 12 anos a decompor-se.

A principal razão está no acetato de celulose utilizado nos filtros do cigarro, material bastante lento a diluir-se e poluente em demasia. Outra das fontes de preocupação é a quantidade de toxinas reunidas nos filtros, capazes de envenenar cursos de água ou matar animais que com elas entrem em contacto devido aos inúmeros compostos químicos presentes no tabaco. Partículas sólidas como o alcatrão contribuem sobremaneira para esse facto, assim como os químicos utilizados no papel que envolve o filtro.

Um estudo da associação Keep America Beautiful (KAB) concluiu que 77% dos fumadores americanos não pensa duas vezes antes de apagar o resto de cigarro e atira-o para o chão por não o considerar lixo. A KAB estima que no mundo inteiro sejam depositadas no chão cerca de trilhões de beatas por ano.

Em Portugal, uma em cada cinco pessoas é dependente de nicotina.

No mundo inteiro, há cerca de um bilião de fumadores. Só na China são 300 milhões os viciados. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que em Portugal uma em cada cinco pessoas é dependente de nicotina. Um número alto, mas ainda assim abaixo da média europeia: 20% da população com mais de 15 anos, contra 28% nos países da UE.