Acompanhamentos para a Páscoa

Receitas de Adriana Freire | Fotografias de Sara Matos/Global Imagens

Nabo

INGREDIENTES: 500 g de nabo, 2c. de sopa de manteiga, 1 c. de chá de açúcar, 2 c. de sopa de leite, sal e pimenta

Descasque os nabos e corte -os em cubos. Salteie com a manteiga, adicione o açúcar. Junte o leite, tempere com sal e pimenta. Tape a panela e deixe em lume baixo até cozer. Se preferir, triture até obter um puré.

2‑3 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

Cenoura/ervilha

INGREDIENTES: 500 g de cenoura/ervilha, 1 cebola pequena picada, 1 c. de sopa de manteiga, salsa/ hortelã, fatias de pão alentejano e azeite

Corte a cenoura em rodelas e escalde-as em água a ferver, temperada com sal, durante dois ou três minutos. Refogue a cebola na manteiga e quando esta começar a alourar junte as cenouras e um pouco de leite ou água. Tape e deixe em lume brando até cozer, devendo ficar rijas. Entretanto, frite o pão num pouco de azeite e reserve. Sirva sobre as fatias de pão frito e acrescente a salsa picada. Pode fazer um puré. Proceda do mesmo modo com as ervilhas e triture até obter um puré. Sirva com folhinhas de hortelã.

4 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

Batata-doce

INGREDIENTES: 500 g de batata-doce, 4 ovos, 60 g de queijo ralado, manteiga, farinha, sal e pimenta

Descasque e corte a batata-doce em cubos e coza em água temperada com sal. Depois de cozida, escorra bem a batata e triture até obter um puré. Bata as claras em castelo. Misture o puré com as gemas e o queijo, retifique o tempero. Envolva cuidadosamente as claras no puré. Com a manteiga, unte generosamente os ramequins e polvilhe com farinha. Coloque o preparado nos ramequins e leve ao forno pré -aquecido a 200° C, cerca de 15 a 20 minutos, sem nunca abrir a porta do forno. Sirva de imediato. Dá para oito a dez ramequins.

8‑10 PESSOAS 45 MINUTOS ECONÓMICO

Cebola

INGREDIENTES: 0,5 kg de cebolinhas ou chalotas, 1 c. de sopa de manteiga, 1 c. de sopa de açúcar amarelo e 2 c. de sopa de vinagre balsâmico

Numa frigideira antiaderente, coloque as cebolinhas com a manteiga e deixe, em lume brando, até começarem a dourar. Junte o açúcar e o vinagre, tape e deixe por mais uns minutos até caramelizar.

4 PESSOAS 40 MINUTOS ECONÓMICO