Perigo nas redes sociais: seis dicas para proteger os seus dados

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

BOM SENSO

Limpe a cache e os cookies regularmente para que a informação sobre o que faz na internet seja limitada. Também ninguém o obriga a dar os seus dados: eles têm valor e dão a ganhar milhões a muita gente [LEIA TAMBÉM: «A NOSSA IDENTIDADE ESTÁ A À VENDA E VALE MAIS DO QUE O PETRÓLEO»]. Pense melhor se vale a pena dar o número do telefone ou o e-mail para entrar num daqueles sorteios que raramente dão prémios a quem quer que seja.

DESATIVE A SUA CONTA

Se está farto do perfil que criou há uma década e pretende ocultar informação de amigos e pesquisas, saiba que poderá desativá-lo – ainda que apenas temporariamente e mediante uma série de passos: vá às configurações no topo da página, carregue no «geral» (para entrar nas configurações gerais da conta) e depois no campo «gerir conta». A partir daí, clique em «desativar» e digite a sua password. O Facebook ainda lhe vai dizer que os seus amigos vão todos sentir muitas saudades suas e perguntar-lhe as razões por que quer sair, mas é só passar por isso, clicar em «desativar» e está feito.

OU APAGUE-A DE VEZ

É muito diferente de desativar e vai permitir-lhe apagar a sua conta para sempre. A forma mais fácil de lá chegar? Carregue no botão de ajuda rápida no canto superior direito, procure o ícone de pesquisa e escreva «apagar conta». Irá ter acesso a uma lista de resultados, dos quais aquele que lhe interessa é o que pergunta «Como posso apagar a minha conta permanentemente?», a clicar sem hesitações. A partir daí é carregar em «apagar conta», introduzir a password, resolver o código de segurança apresentado no momento e aguardar uns dias sem cair na tentação de visitar o Facebook: a rede social ainda guarda os seus dados por uns tempos, não vá o utilizador mudar de ideias.

INSTAGRAM

Também para apagar o perfil no Instagram terá de entrar na página e fazer login. E também aqui, tal como acontece no Facebook, a rede só lhe dá a possibilidade de desativar temporariamente a sua conta – para ocultar informação pessoal, fotografias, likes e comentários da plataforma – ou apagá-la de vez. No caso da primeira opção, vá ao ícone da pessoa no canto superior direito da página, selecione «editar perfil» e carregue em «desativar a conta». Para a opção definitiva: escreva https://instagram.com/accounts/remove/request/permanent/ na barra do motor de busca, digite a password e clique em «apagar permanentemente a minha conta».

BLOQUEAR O ACESSO

Porque a maioria das pessoas utiliza o Facebook e o Facebook Messenger em smartphones e tablets – onde ficam guardadas fotos, vídeos e informações pessoais do utilizador –, uma solução para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a estes dados passa por descarregar apps para Android que protegem as redes com password, como o Facebook & Messenger Lock.

DESATIVE OS APLICATIVOS

E já que está com a mão na massa, esta é também uma boa altura para ir ao Facebook e controlar que informações divide com os aplicativos (até mesmo os utilizados por amigos) nas configurações de privacidade da rede social. Ao desmarcar as opções em «aplicativos usados por outras pessoas», vai controlar os dados pessoais que amigos seus levarão aos aplicativos de terceiros ao registarem-se noutro serviço. Para que isso não aconteça, é preciso desativar a plataforma de aplicativos do Facebook. Isso quer dizer que não poderá usar nenhum aplicativo ou aceder a nenhum site com as suas informações da rede social (como postar fotos do Instagram no Facebook, curtir conteúdos em sites ou fazer comentários em portais que usam o login do Facebook como forma de identificação).