6 dicas que o ajudam a perder peso enquanto dorme

Ter uma alimentação saudável e fazer exercício são dois fatores que ajudam muito na perda de peso. Mas não é tudo. Uma boa noite de sono não só tranquiliza a mente, como contribui para o bom funcionamento do organismo.

De acordo com um estudo divulgado pelo Journal of Pineal Research, «é durante o sono que o nosso corpo produz melatonina e nos ajuda a queimar calorias».

Tenha em conta algumas mudanças na sua rotina noturna, para perder essa gordurinha extra.

Apagar as luzes

Antes de ir dormir, feche as persianas, apague a televisão e desligue o telemóvel. De acordo com um estudo na Universidade de Manchester, «a luz emitida pelos equipamentos eletrónicos pode dificultar a produção de melatonina que está no nosso corpo e prejudicar o metabolismo».

Estabelecer uma rotina

Dormir entre sete a oito horas é o suficiente para ter uma boa noite de descanso. Segundo um estudo da American Journal of Clinical Nutrition, «o gasto energético das pessoas que descansam o suficiente é 5% mais alto do que as pessoas que se sentem cansadas». Estabeleça uma hora certa para se deitar e ganhe rotinas.

Cortar no álcool

Um copo de vinho ao jantar, tudo bem. Mas, mais do que isso é prejudicial. Ingerir bebidas alcoólicas antes de nos deitarmos, faz com que o nosso organismo trabalhe em função do álcool e não das calorias.

Comer pouco ao jantar

Se ir para a cama de estômago vazio faz mal, ir de estômago muito cheio também não ajuda. Jantar muito tarde e comer grandes porções de alimentos pode prejudicar a perda de peso, pois o corpo armazena a comida em forma de gordura ao invés de queimar calorias.

Treinar durante o dia

O exercício físico desperta o nosso corpo e deixa-nos com mais energia. Se gosta de treinar à noite, saiba que isso pode interferir no seu sono e deixá-lo com insónias. Opte por treinar durante a manhã ou à tarde.

Regular a temperatura

Mantenha sempre o seu quarto à temperatura ambiente. Nem muito frio, nem muito quente. E, se é daqueles que gosta de dormir nu ou só com um lençol, experimente tomar um duche antes de se deitar e enrosque-se nas almofadas.