5 truques para perder barriga em apenas um dia

O ventre distende, gases tendem a acumular-se com o passar das horas, a roupa já não assenta tão bem como quando a vestimos pela manhã. Quem sofre de barriga inchada conhece bem estes desconfortos e ainda é capaz de apontar mais uns tantos da sua lavra. A boa notícia é que pode livrar-se dela em pouco tempo – e muito facilmente.

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

SEM SAL

Excesso de sal é o inimigo número um de barrigas lisas, responsável pela retenção de líquidos e a sensação incómoda de ter o intestino pesado e cansado (que só vai piorando ao longo do dia). E não, não conta apenas o sal que põe na comida: terá igualmente de apelar à sua força de vontade para se manter longe da tentação das batatas fritas, tiras de milho, amendoins fritos com mel, bolachas condimentadas, aperitivos salgados e… bom, já está a ver onde queremos chegar. A Organização Mundial de Saúde recomenda um máximo de 5 gramas diários de sal, que pode «limpar» do organismo bebendo bastante água.

PROBIÓTICOS

É muito fácil perturbar o equilíbrio entre as bactérias boas e más que vivem no nosso intestino, fruto de uma má alimentação e do uso de antibióticos. E aqui os probióticos – bactérias benéficas que melhoram a saúde do organismo em geral – podem ajudar bastante a resolver o inchaço abdominal, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. São boas escolhas iogurtes naturais, o kefir (um produto fermentado com levedura e bactérias semelhante ao iogurte, mas com mais probióticos), leite fermentado e kombucha (bebida fermentada feita a partir do chá preto).

GENGIBRE

Pode consumi-lo em infusões, batidos, o que quiser – o importante é incluí-lo na alimentação diária e apelar à ação rápida das enzimas digestivas que fazem do gengibre um dos maiores alimentos anti-inflamatórios e anti-inchaço conhecidos. Se quiser um efeito detox ultrapotente logo pela manhã, experimente ralar um pouco de gengibre fresco para um copo, com água quente e mel a gosto. Ou então juntar um pouco desse gengibre fresco ralado a um copo de água quente com o sumo de meio limão. Ambos devem ser bebidos em jejum para melhores resultados.

ANANÁS E PAPAIA

São outros alimentos poderosos contra a barriga inchada e o intestino pesado: a papaia contém enzimas que ajudam a decompor as proteínas no estômago antes mesmo de pensar em queixar-se, ao passo que o ananás atua como fibra insolúvel que acelera o trânsito intestinal e regula o equilíbrio entre bactérias boas e más. Aponte este cocktail explosivo para tomar ao pequeno-almoço ou ao lanche: umas rodelas de papaia, outras de ananás, um pouco de água de coco fermentada para ligar. Depois é só bater tudo no liquidificador e provar (muito literalmente) os benefícios.

SAIS DE EPSOM

Quem jura a pés juntos que resulta é a atriz Jennifer Lawrence (Os Jogos da Fome e Guia Para Um Final Feliz, que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz): «O meu melhor truque para desinchar é meter-me na banheira com sais de Epsom», revela. Este composto de magnésio e sulfato reduz dores musculares, inflamações e stress, melhora o fluxo sanguíneo, esfolia a pele, liberta toxinas e faz trabalhar o metabolismo. Além, claro, de aliviar o inchaço abdominal e a retenção de líquidos em poucos minutos. Não é à toa que as irmãs Kardashian também não largam os seus sais de Epsom.

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