5 exposições de moda para ver em 2018

O mundo da moda não gira só pelas passerelles. De Londres à América do Norte, existem muitas mostras que prestam homenagem a grandes criadores como Christian Dior, Orla Kiely e Hubert de Givenchy.

DIOR FROM PARIS TO THE WORLD

Dior: From Paris to the World vai marcar presença no Denver Art Museum, no Colorado, entre 18 de novembro de 2018 e 3 de março do próximo ano. A exposição ficou a cabo da responsável Florence Muller – curadora de arte têxtil e de moda no Avenir Foundation – e é o resultado de 70 anos de histórias da célebre casa de moda de alta-costura, Christian Dior. Mais de 150 vestidos de alta-costura, joias, acessórios, desenhos, fotografias e vídeos de desfiles foram escolhidos para destacar o percurso internacional que a marca teve no mundo.

DENVER ART MUSEUM COLORADO, EUA

HEAVENLY BODIES

HEAVENLY BODIES: FASHION AND THE CATHOLIC IMAGINATION: Este ano, a exposição de primavera do Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, decorrerá de 10 de maio a 8 de outubro e tem como ponto de partida um inesperado diálogo entre a moda e a arte medieval, através de criações de inspiração religiosa por grandes designers, assim como roupas papais e acessórios da sacristia da Capela Sistina, alguns nunca vistos fora do Vaticano, e que estarão em exibição no Anna Wintour Costume Center.

THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART NOVA IORQUE, EUA

HAUTE DENTELLE – DESIGNER LACE

O Museum of Fashion and Lace em Calais abre as portas no dia 8 de junho para a exposição Haute Dentelle, que acompanha o sucesso das criações de Hubert Givenchy, Cristóbal Balenciaga, Anne Valérie Hash e Iris van Herpen. Os artistas apoiaram-se nos usos contemporâneos de rendas tecidas em teares e quiseram destacar a importância na alta-costura das rendas feitas à máquina e à mão. O último dia da exposição é dia 6 de janeiro do próximo ano.

MUSEUM OF FASHION AND LACE CALAIS, FRANÇA

FRIDA KAHLO’S WARDROBE

A pintora mexicana Frida Kahlo tornou-se um ícone de moda e fonte de inspiração para designers e artistas. De 16 de junho a 4 de novembro, Victoria&Albert Museum, em Londres, vai ter patente a exposição Frida Kahlo’s Wardrobe, que explora a evolução do estilo da influente artista plástica, a partir de uma coleção de roupas e objetos pessoais seus. É a primeira vez que esta coleção é exposta fora do México.

THE VICTORIA & ALBERT MUSEUM LONDRES, REINO UNIDO

LIFE IN PATTERN

Orla Kiely é uma das designers mais bem-sucedidas do Reino Unido e da Irlanda. Nas suas criações usa padrões gráficos únicos. De 25 de maio a 23 de setembro, uma exposição, que explora a influência que os padrões podem ter na nossa vida e no nosso estado de espírito, pode ser vista no Fashion and Textile Museum, em Londres. A exposição, com o título Life in Pattern, oferece uma visão privilegiada do mundo do design. Imperdível para quem se interessa pelas evoluções estéticas do século.

THE FASHION AND TEXTILE MUSEUM LONDRES, REINO UNIDO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.