5 exposições de moda para ver em 2018

DIOR FROM PARIS TO THE WORLD

Dior: From Paris to the World vai marcar presença no Denver Art Museum, no Colorado, entre 18 de novembro de 2018 e 3 de março do próximo ano. A exposição ficou a cabo da responsável Florence Muller – curadora de arte têxtil e de moda no Avenir Foundation – e é o resultado de 70 anos de histórias da célebre casa de moda de alta-costura, Christian Dior. Mais de 150 vestidos de alta-costura, joias, acessórios, desenhos, fotografias e vídeos de desfiles foram escolhidos para destacar o percurso internacional que a marca teve no mundo.

DENVER ART MUSEUM COLORADO, EUA

HEAVENLY BODIES

HEAVENLY BODIES: FASHION AND THE CATHOLIC IMAGINATION: Este ano, a exposição de primavera do Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, decorrerá de 10 de maio a 8 de outubro e tem como ponto de partida um inesperado diálogo entre a moda e a arte medieval, através de criações de inspiração religiosa por grandes designers, assim como roupas papais e acessórios da sacristia da Capela Sistina, alguns nunca vistos fora do Vaticano, e que estarão em exibição no Anna Wintour Costume Center.

THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART NOVA IORQUE, EUA

HAUTE DENTELLE – DESIGNER LACE

O Museum of Fashion and Lace em Calais abre as portas no dia 8 de junho para a exposição Haute Dentelle, que acompanha o sucesso das criações de Hubert Givenchy, Cristóbal Balenciaga, Anne Valérie Hash e Iris van Herpen. Os artistas apoiaram-se nos usos contemporâneos de rendas tecidas em teares e quiseram destacar a importância na alta-costura das rendas feitas à máquina e à mão. O último dia da exposição é dia 6 de janeiro do próximo ano.

MUSEUM OF FASHION AND LACE CALAIS, FRANÇA

FRIDA KAHLO’S WARDROBE

A pintora mexicana Frida Kahlo tornou-se um ícone de moda e fonte de inspiração para designers e artistas. De 16 de junho a 4 de novembro, Victoria&Albert Museum, em Londres, vai ter patente a exposição Frida Kahlo’s Wardrobe, que explora a evolução do estilo da influente artista plástica, a partir de uma coleção de roupas e objetos pessoais seus. É a primeira vez que esta coleção é exposta fora do México.

THE VICTORIA & ALBERT MUSEUM LONDRES, REINO UNIDO

LIFE IN PATTERN

Orla Kiely é uma das designers mais bem-sucedidas do Reino Unido e da Irlanda. Nas suas criações usa padrões gráficos únicos. De 25 de maio a 23 de setembro, uma exposição, que explora a influência que os padrões podem ter na nossa vida e no nosso estado de espírito, pode ser vista no Fashion and Textile Museum, em Londres. A exposição, com o título Life in Pattern, oferece uma visão privilegiada do mundo do design. Imperdível para quem se interessa pelas evoluções estéticas do século.

THE FASHION AND TEXTILE MUSEUM LONDRES, REINO UNIDO