5 dicas para adormecer mais depressa

Bebeu muito café e não consegue dormir? Ficou agarrado ao computador durante horas e não teve tempo para relaxar? Todos nós já passámos noites em branco, incapazes de acalmar os nossos pensamentos. Saiba como vencer as insónias.

Texto NM | Fotografia Shutterstock

Bebeu muito café e não consegue dormir? Ficou agarrado ao computador durante horas e não teve tempo para relaxar? Todos nós já passámos noites em branco, incapazes de acalmar os nossos pensamentos.

«Normalmente as pessoas dizem que estão cansadas fisicamente, sem conseguirem desligar a mente», diz à Time o diretor Clínico do Behavioral Sleep Medicine Program da Universidade da Pensilvânia, James Findley, explicando que é «difícil acalmar os pensamentos, especialmente quando as pessoas estão muito excitadas ou preocupadas com alguma coisa».

Mas há alguns truques que podem ajudá-lo a controlar o cérebro. Veja o que fazer quando tiver insónias.

Faça uma lista de tarefas

Pegue num caderno, numa caneta e comece a planear uma viagem, um evento importante ou elabore uma lista de coisas a fazer para o dia a seguir. Passar ideias para o papel ajuda a limpar a mente e a afastar as preocupações. E, portanto, a descontrair.

Levante-se da cama

Ficar na cama e tentar adormecer é uma má ideia. Não associe a sua cama e o seu espaço à insónia. Se não conseguir dormir, saia da sua zona de conforto e vá para outra parte da casa.

Leia um livro

Pegue num livro e leia durante 20 ou 30 minutos. Evite utilizar o telemóvel ou o ipad, as plataformas digitais podem interromper o sono. Utilize sempre o livro em papel.

Oiça música

Não pode impedir o seu cérebro de pensar, mas pode distraí-lo. Ponha os phones, escolha uma boa música e desfrute.

Foque-se na respiração

Respirar de forma profunda e lenta diminui a frequência cardíaca, o que pode ser útil no caso de estar ansioso ou preocupado com alguma coisa. Se não conseguir controlar a respiração, tente fazer meditação e relaxe.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.