5 dicas para adormecer mais depressa

(Fotos: Shutterstock)

Bebeu muito café e não consegue dormir? Ficou agarrado ao computador durante horas e não teve tempo para relaxar? Todos nós já passámos noites em branco, incapazes de acalmar os nossos pensamentos.

“Normalmente as pessoas dizem que estão cansadas fisicamente, sem conseguirem desligar a mente”, diz à Time o diretor Clínico do Behavioral Sleep Medicine Program da Universidade da Pensilvânia, James Findley, explicando que é “difícil acalmar os pensamentos, especialmente quando as pessoas estão muito excitadas ou preocupadas com alguma coisa”.

Mas há alguns truques que podem ajudá-lo a controlar o cérebro. Veja o que fazer quando tiver insónias.

Faça uma lista de tarefas

Pegue num caderno e numa caneta e comece a escrever. Pode ser sobre um projeto que quer muito pôr em prática ou uma simples lista de coisas a fazer no dia seguinte. Passar ideias para o papel ajuda a limpar a mente e a afastar as preocupações. E, portanto, a descontrair.

Levante-se da cama

Ficar na cama e tentar adormecer é uma má ideia. Não associe a sua cama e o seu espaço à insónia. Se não conseguir dormir, saia da sua zona de conforto e vá para outra parte da casa.

Leia um livro

Pegue num livro e leia durante 20 ou 30 minutos. Evite utilizar o telemóvel ou o ipad, as plataformas digitais podem interromper o sono. Utilize sempre o livro em papel.

Oiça música

Não pode impedir o seu cérebro de pensar, mas pode distraí-lo. Ponha os phones, escolha uma boa música e desfrute.

Foque-se na respiração

Respirar de forma profunda e lenta diminui a frequência cardíaca, o que pode ser útil no caso de estar ansioso ou preocupado com alguma coisa. Se não conseguir controlar a respiração, tente fazer meditação e relaxe.