5 alimentos que nunca deve colocar na salada

Se quer emagrecer ou simplesmente alimentar-se de forma saudável, optar por uma salada à refeição é uma escolha segura. Com a variedade de alimentos que se podem conjugar, há opções para todos os gostos. No entanto, há quem se aventure nos condimentos e faça escolhas que prejudicam a dieta e a saúde. Estas são das algumas escolhas que deve evitar se quer mesmo cumprir o seu objetivo.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia Shutterstock

MASSAS

Colocar legumes no prato de massa que está a comer é uma escolha acertada, tendo em conta que reduz a quantidade de hidratos ingerida. O contrário, nem tanto. Massa na salada é um erro comum que deve ser evitado. A quinoa é um ótimo substituto e contém a quantidade ideal de fibra e proteína para o bom funcionamento do seu organismo.

MOLHOS

Não, os molhos disponíveis para salada não fazem bem. Ainda que os restaurantes tenham várias opções – por exemplo, o molho caesar, cocktail ou de iogurte – estas não são necessariamente saudáveis. Pelo contrário, a quantidade de açúcar, gordura e conservantes é prejudicial para o peso e saúde. Em alternativa, porque não optar por um molho de azeite e ervas?

FRITOS

Quer acrescentar algo crocante ao prato de salada e, na grande maioria das vezes, opta por algum frito, como cebola, bacon, batatas, carne? Está a fazer batota na alimentação saudável. Escolha antes frutos secos para ter essa textura.

CHARCUTARIA

Se quer acrescentar proteína à sua salada, frango ou peru grelhados são as escolhas certas. Esqueça o bacon, os chouriços, o peito de peru processado. Se está à procura de um substituto, escolha ovos, que também têm proteína.

FRUTAS CRISTALIZADAS

Tradução, frutos cobertos em açúcar. Novamente, se procura crocante, opte por frutos secos. O açúcar é um dos maiores problemas na alimentação e pode originar doenças graves como diabetes, obesidade ou problemas de coração. Evite-o a todo o custo. A fruta fresca também é uma opção.