OPINIÃO

12 dicas para baixar o colesterol (depois dos abusos das festas)

Depois de contornar dietas, de mesas fartas, do abuso de doces, dos milhares de brindes e do comer para além da conta, o colesterol mau, que ataca as artérias, pode subir de nível. O que não é nada bom. Temos 12 dicas para controlar a situação.

Texto NM | Fotografia Shutterstock

Colesterol em excesso não é nada recomendável, mas os exageros habituais das festas (e que se perdoam com facilidade) são um fértil habitat para que a taxa suba mais do que é aconselhável.

O sangue fica demasiado gordo, os níveis sobem, e uma substância gordurosa circula na corrente sanguínea. Atenção, muita atenção: as paredes das artérias podem bloquear e o fluxo sanguíneo não circular como devia. E aí tudo pode acontecer: um ataque cardíaco, um enfarte, uma angina de peito. Não deixe que o colesterol controle a sua vida, ponha-o já no sítio.

Estima-se que 30% da população portuguesa tenha o colesterol elevado. Tabaco, hipertensão, diabetes, excesso de peso e obesidade são fatores de risco.

Excessos alimentares, colesterol elevado, doenças cardiovasculares à vista. Se as receitas deste tempo de festas não seguem um modo saudável, se a balança está arrumada a um canto por estes dias, convém não facilitar.

Neste momento, estima-se que 30% da população portuguesa tenha o colesterol elevado. Tabaco, hipertensão, diabetes, excesso de peso e obesidade são fatores de risco. Saiba como baixar o colesterol. Temos 12 dicas para si.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.