10 erros que as pessoas cometem na ida ao supermercado

Faz parte daquele grupo de pessoas que não olha para os rótulos das embalagens? Deita fora os cupões de desconto? Não presta atenção à data limite dos alimentos? Todos nós já cometemos estes erros nas idas ao supermercado.

Fazer uma lista de compras é um bom começo para poupar tempo e dinheiro mas, mais importante do que isso, é manter-se informado sobre os produtos que compra.

Saiba que erros está a cometer e como pode obter produtos frescos e de qualidade.

Tamanho das embalagens

É possível economizar dinheiro com alguns produtos quando olhamos para a quantidade que está descrita na embalagem. Às vezes, comprar o pacote maior é mais caro, mas dura mais tempo.

É mesmo preciso?

Se já tem uma caixa de cereais ou uma palete de leite, não compre mais. Isso causa desperdício. Faça uma lista de compras, com os produtos de que realmente precisa e poupe dinheiro.

Produtos naturais vs orgânicos

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um produto que esteja rotulado como «natural» não tem corantes nem conservantes, pois é minimamente processado. Em contrapartida, o produto orgânico é aquele que restringe os pesticidas e os fertilizantes durante a sua produção.

Frequência

É preferível ir ao supermercado mais vezes e ter sempre alimentos frescos e de qualidade. Se for poucas vezes às compras, a tendência é comprar grandes quantidades de alimentos, nomeadamente, congelados e enlatados.

Produtos pré-cortados

Ao comprar produtos embalados, poupa tempo, mas gasta mais dinheiro. A carne, por exemplo, é vendida em pequenas proporções e acaba por sair mais cara do que comprar um frango inteiro. Opte por comprar produtos frescos e trate deles a gosto.

Produtos da época

Há alimentos que têm uma época especial para a colheita, como é o caso das uvas, dos figos e dos morangos, por exemplo. Opte sempre por comprar os alimentos de acordo com o seu período sazonal. Consegue produtos frescos e que, geralmente, são mais baratos.

Atenção aos descontos

Quando for ao supermercado, aproveite as campanhas promocionais ou os cupões de desconto.

Marca branca

Normalmente, as pessoas têm tendência a comprar os produtos de acordo com as melhores marcas. No entanto, embora não seja tão bem projetada, a marca do supermercado tem produtos de boa qualidade e a preços mais baixos.

Refeições congeladas

Comprar os ingredientes e fazer a sua própria refeição sai mais barato. Especialmente, quando a refeição é feita com produtos básicos e acessíveis.

Verificar os rótulos

Sempre que comprar um produto, verifique o rótulo. Veja se o alimento é natural ou se tem substâncias adicionais, como os corantes, adoçantes, conservantes e antioxidantes.