Como detetar pessoas tóxicas (10 conselhos de uma especialista)

Como saber se uma pessoa é ou não tóxica? Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar e de conflitos, ensina a ler os sinais, a perceber comportamentos e tiques, e o que fazer para afastar essas "sanguessugas emocionais".

Pessoas tóxicas por perto? Nem tudo está perdido, aprenda a ler os sinais. Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar e de conflitos, partilha alguns conselhos para perceber se diante de si está ou não uma pessoa tóxica.

“Recorrendo a uma metáfora poderia dizer que pessoas tóxicas são ‘escuras’, sem luz própria, que projetam nos outros, especialmente em quem está mais próximo, toda a sua frustração, insatisfação, ansiedade, negatividade, conflitos internos, falta de autoestima e de confiança e consequente insegurança”, diz à NM.

“A maior parte tem uma criança desamparada, mal-amada e aflita dentro delas”, acrescenta a autora dos livros SOS Manipuladores e Pessoas que nos Fazem Felizes. É fundadora do Espaço Família, do projeto LoveDoctors, e gere o site www.margaridavieitez.com.