OPINIÃO

Um setor que pode fazer a diferença

A produção de carne em Portugal tem vindo a ganhar importância, muitas vezes pela negativa.

No entanto, é importante salientarmos as mais-valias que o sistema de produção nacional de carne tem para oferecer bem como as características que fazem de Portugal o país ideal para produzir carne de elevada qualidade.

Apesar de a importância da agricultura na economia portuguesa ter diminuído ao longo dos últimos anos, a mesma continua a ser vital para o nosso país. A qualidade e a variedade dos nossos produtos são inquestionáveis e uma fonte indispensável para não dependermos cada vez mais da importação. Os sistemas de produção são um fator decisivo para a qualidade do produto e no caso da carne são ainda mais importantes.

As condições do nosso país permitem ter animais criados a pasto por todo o território

Com as condições edafo-climáticas que o nosso país apresenta, é possível termos animais essencialmente criados a pasto por todo o território (não é só nos Açores!). Deste modo, as crias podem acompanhar as mães no pasto até ao desmame e só depois (e nem sempre) são alojadas – passam a permanecer em parques onde lhes é fornecido alimento concentrado. Mas mesmo nestes casos, muitas vezes, o acesso a pasto também se verifica. Os sistemas de produção extensivo e semi extensivo permitem ao gado uma melhor qualidade de vida, sendo também importantes para o ecossistema, já que permitem conservá-lo.

Este sistema simbiótico é depois refletido na qualidade da carne, permitindo, também, um aproveitamento eficiente do que o ecossistema tem para oferecer. No caso do montado, por exemplo, numa primeira fase, é utilizado como fonte de alimentação de ovinos, tirando partido das pastagens. Posteriormente, após a queda de bolotas, o montado passa a ser fonte de alimentação de suínos. Por ser tão rico, permite ainda rentabilizar a produção de cortiça.

Três razões para o consumo
Percorra a galeria de imagens clicando sobre as setas.

Cordeiro, borrego e cabrito: conheça as diferenças entre estes três saborosos tipos de carne.

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em