Tugabox: esta caixa surpresa mata saudades aos emigrantes e não só

Texto de Sara Dias Oliveira

A Tugabox do mês de julho tinha Sumol de ananás, latas de coentros, biscoitos de azeite e água-mel, sementes de abóbora, azulejos com cheiro a alfazema. A de junho, por ser mês de santos populares, levou sardinhas em lata, flor de sal, os biscoitos em forma de Esses, uma coleção de fotografias do Porto.

Tugabox é uma caixa que sai de Portugal todos os meses para emigrantes que têm saudades do país e estrangeiros que apreciam o que é nosso. É uma caixa surpresa, os destinatários não sabem o que vai lá dentro. Esse abrir a caixa sem saber o que está dentro é essencial neste projeto.

Rita Gomes, licenciada em Gestão de Empresas e com mestrado em Marketing de Serviços, natural de Tomar, a viver em Lisboa desde que entrou na faculdade, tem 36 anos, é a mentora da Tugabox que acumula com o emprego de analista de negócios numa software house.

E como são escolhidos os objetos que são colocados na caixa? Produtos que cheiram e sabem a Portugal, alguns clássicos, produtos que as pessoas já nem se lembram que existem. Massa de pimentão, Nestum, o jogo do rapa, arroz para o arroz doce, bolachas Maria, chá de cidreira, rebuçados da Régua, piões, pudim Boca Doce, sardinhas em lata, chupa-chupas.

«Enviamos não só produtos alimentares tipicamente portugueses, mas também artesanato, uma forma de dar a conhecer a quem está fora novas empresas e artesãos. Privilegiamos as empresas portuguesas, mas não deixamos de enviar outros produtos se forem representativos de Portugal», explica à NM.

A Tugabox chega a 25 países, desde Singapura a Espanha, sobretudo ao Reino Unido e à Suíça. Os destinatários recebem a caixa entre os dias 15 e 19 de cada mês. E há cada vez mais estrangeiros interessados em receber esta caixa com cheiros e sabores portugueses.

O clique aconteceu há precisamente quatro anos, em agosto de 2013, quando Rita Gomes viajou para a China, Um casal de amigos, que vivia em Xangai, pediu-lhe que levasse alguns produtos portugueses. Rita cumpriu-lhes o desejo e a história repetiu-se cinco meses depois quando voltou à China.

«Eram coisas simples, mas que para quem estava há mais de três anos do outro lado do mundo valem muito: pão de Deus, bola de Berlim, bacalhau e azeite. Quando lá voltei resolvi acrescentar mais um, uma surpresa para eles. Algo que encontramos em todos os supermercados em Portugal: um pacote de rebuçados Flocos de Neve. E a reação foi fantástica», lembra.

Rita ficou a pensar se seria possível repartir aquela felicidade por mais gente que sentia saudades de produtos do seu país. Podia. E assim nasceu a Tugabox que hoje viaja pelo mundo, mas sobretudo pelo Reino Unido e pela Suíça, e que chega principalmente à vaga de emigrantes que saiu do país nos últimos anos, pessoas qualificadas na casa dos 30 anos.

«Já enviámos caixas para 25 países diferentes, desde Singapura até à vizinha Espanha». Os preços desta caixa que chega aos destinatários entre os dias 15 e 19 variam de 15 euros para Portugal, 30 euros para a Europa e 41 para fora da Europa. A subscrição pode ser feita uma vez, todos os meses ou ainda trimestralmente. Familiares ou amigos de emigrantes podem encomendar a Tugabox, basta ter os dados para quem enviar, nome, morada, e-mail.

Neste momento, a Tugabox também é procurada por estrangeiros que conhecem Portugal e adoram produtos nacionais. Uma rapariga polaca foi a primeira a querer receber a caixa surpresa tal e qual é enviada para os portugueses. Há mais clientes estrangeiros regulares, um espanhol que adora produtos portugueses, uma alemã e um norueguês.

«Atualmente as nossas caixas são praticamente bilingues: enviamos a ficha de produtos em português e inglês, motivado pela crescente procura de estrangeiros», adianta Rita. Outra novidade é que a Tugabox tem agora uma loja online, onde é possível adquirir os produtos que são enviados nas caixas.