Arrepende-se de alguma coisa na sua vida? Eles sim

Notícias Magazine

Texto de Ana Pago | Fotos de Shutterstock

Uma promessa por cumprir, uma tatuagem imponderada, um corte de cabelo calamitoso. O tempo que faltou dar a outra pessoa ou um amor (não) vivido que ainda hoje dói. Só alguém com uma capacidade de encaixe perfeita poderá dizer que não se arrepende de nada ou até achar o arrependimento inútil, mas não é. Foi graças a ele que o homem pré-histórico aprendeu com os erros e se conseguiu preservar a espécie.

Arrepender-se implica consciência e desenvolvimento moral. Implica a capacidade de criticar a própria conduta, a possibilidade de progredir.

«O arrependimento pode ser bom se o arrependido deixar de incorrer nos mesmos comportamentos, corrigir algo ou compensar o mal que fez», afirma o psicólogo clínico Miguel Lucas, vendo o sentimento de culpa como alavanca para o desenvolvimento pessoal se soubermos encará-la de forma construtiva. Ficar a ruminar não serve de nada, muito pelo contrário. É fundamental seguir em frente usando as experiências negativas como promotoras de crescimento.

«O arrependimento pode matar se não o complementarmos com algo de positivo, como a decisão de mudar e atos efetivos nesse sentido», sublinha o psicoterapeuta Vítor Rodrigues. Se assim não for, tende a retirar-nos energia e a baixar-nos a autoestima até limites perigosos, como depressões profundas. «Arrepender-se implica consciência e desenvolvimento moral. Implica a capacidade de criticar a própria conduta, a possibilidade de progredir», diz. Mais do que pensarmos em nós como autores de erros passados, é saudável pensarmo-nos como aprendizes da vida que farão melhor no futuro.

ALGUNS ARREPENDIMENTOS FAMOSOS

NICOLE KIDMAN

TOM CRUISE

LEONARDO DICAPRIO

STEVEN SPIELBERG

DANIEL RADCLIFFE

L.A. REID

LADY GAGA

AXL ROSE

Tinha uma relação tempestuosa com Erin Everly, mas arrependeu-se imediatamente depois de ter pedido o divórcio à ex-mulher. «Choro de todas as vezes que me lembro de como nos tratávamos», revela o vocalista da banda Guns N’ Roses.