A segunda maior árvore do mundo feita com peças de porcelana está no Porto

A exposição «Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre», patente até 14 de janeiro no Museu da Misericórdia do Porto, apresenta propostas de mesas de natal da autoria dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, Sofia Costa e Gonçalo Chen, mas a grande estrela da exposição é uma árvore construída a partir de mais de 3.000 peças de porcelana da centenária marca de Ílhavo.

A instalação tem assinatura da artista plástica Claudia Lopes e o título de segunda maior árvore do mundo feita com peças de porcelana. A maior, com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, é anualmente concebida na cidade belga Hasselt, recorrendo a peças oferecidas pelos moradores da localidade.

Para a criação desta colossal Árvore de Natal, que evoca o espírito natalício da partilha, da festa e do convívio, a artista recorreu a peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre em Ílhavo.

Mesa de Natal do designer Guilherme do Vale, em exposição no Museu da Misericórdia do Porto.

Guilherme do Vale, decorador há uma década, encontrou inspiração para a sua mesa de Natal no Presépio Biscuit da Vista Alegre, uma imponente obra do escultor Leopoldo de Almeida.

A mesa, que intitulou de «Luz Eterna», é dominada exclusivamente pelo branco e dourado, através da utilização das coleções Mouraria, by Mariza, Paseo by Vista Alegre e Christian Lacroix e Matrix, sendo a primeira cor sinónimo de paz e pureza, a segunda trazendo a luz e a tradição natalícias e simbolizando, também, o rasto dourado da estrela cadente que guiou os Reis Magos.

Mesa de Natal da designer Isabel Pires de Lima, em exposição no Museu da Misericórdia do Porto.

A designer de interiores Isabel Pires de Lima, por seu lado, inspirou-se na talha Oriental da coleção Margão da Vista Alegre para a sua mesa de Natal, que intitulou de «Tão Serena».

A proposta da decoradora pretende recriar o jantar da noite de Natal, partindo do azul-escuro, do dourado e do branco, cores que para Isabel espelham o espírito da época.
O resultado é uma combinação do estilo clássico e vegetalista do serviço de mesa Anna, do orientalismo da coleção Margão e da modernidade dos copos de cristal Lybra.

Mesa de Natal de Sofia Costa em parceria com Gonçalo Chen, em exposição no Museu da Misericórdia do Porto.

Sofia Costa, decoradora do programa de televisão Querido Mudei a Casa, da SIC Mulher, assina, em parceria com Gonçalo Chen que, apesar da formação em Medicina Nuclear, decidiu dedicar-se à decoração de interiores, a mesa «Força da Natureza».

A dupla de decoradores elegeu a «Caixa Beringela» da coleção oriental Tobacco Leaf da Vista Alegre como ponto de partida, à qual juntou criações com inspirações diversas, como elementos em biscuit, toques de Art Déco, peças em vidro e ainda pormenores em faiança da Bordallo Pinheiro, criando uma mesa de Natal com uma paleta de 27 cores.

A inauguração da exposição «Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre» na passada sexta-feira, 15 de dezembro, contou com o apoio da Niepoort, dos vinhos do Porto e da Herdmar, marca portuguesa de cutelaria.