Sabe o que são superalimentos?

superalimentos
superalimentos

Alguns são bastante pequenos, mas nem tudo o que é bom na vida se mede aos palmos. Também não vêm em embalagens coloridas, contudo são melhores do que quaisquer remédios a retardar o envelhecimento, prevenir doenças e reforçar o sistema imunitário. A ciência ainda não decretou uma definição científica oficial para os superalimentos, no entanto as suas propriedades são inegáveis: contêm elevados níveis de vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos, ácidos gordos, cálcio, e como são especialmente benéficos para a saúde. Só era preciso saber onde encontrá-los e como cozinhá-los, e aqui entra o livro Superalimentos.

«Mais de metade das mortes e um terço das doenças incapacitantes no mundo têm causas que podiam ser evitadas com a alimentação e um estilo de vida saudáveis», sublinha a autora Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista clínica. Fazia falta reiterar a importância de uma dieta saudável e em como podemos torná-la ainda mais funcional. E assim escreveu este livro de receitas incontornável para quem quer ter uma saúde equilibrada e minimizar o risco de cancro, doenças inflamatórias e cardiovasculares.

«É fundamental seguirmos um regime alimentar que tenha a capacidade de fortalecer o nosso sistema imunitário e ajudar-nos a combater diversos fatores de risco, como o fumo do tabaco, a poluição, o stress oxidativo, os pesticidas ou o açúcar.»

Ainda assim, por mais benéfico que seja para o organismo, nenhum superalimento conseguirá compensar uma alimentação desregrada, avisa a especialista. Não há milagres.

«Se seguir uma alimentação disfuncional, rica em açúcares e gorduras saturadas, a ingestão de superalimentos poderá ajudar a atenuar alguns estragos na saúde, mas não será suficiente para eliminá-los.»

Conheça as propriedades de alguns superalimentos na nossa fotogaleria. Depois é só usá-los para fazer refeições saborosas e com muito mais vida.

livro

SUPERALIMENTOS
Mafalda Rodrigues de Almeida
Edições Chá das Cinco
272 páginas
17,70 euros