Receitas para os dias de outono

Receitas de Adriana Freire

SALADA DE BATATA E MAÇÃ

Ingredientes: 1 k de batatas, 2 maçãs, 4 talos de aipo, 1 cebola roxa, 80 g de miolo de noz, 6 c. de sopa de maionese, 1 dente de alho, 1 limão, sal e pimenta preta.

Modo de preparação: Coza as batatas, esmague-as grosseiramente e tempere com sal e pimenta. Corte a cebola em rodelas finas. Corte as maçãs em cubinhos, mantendo a casca, e regue-as com um pouco de sumo de limão. Corte o aipo em fatias. Junte à maionese o dente de alho e a raspa da casca do limão. Esta salada é excelente para acompanhar carnes. Também pode juntar sobras de carne ou de peixe.

4 pessoas
30 minutos
$

COUVE-FLOR

Ingredientes: 1 couve-flor, queijo Parmesão, cebolinho, pimenta rosa
para o molho: 1 queijo de cabra fresco, 5 c. de sopa de maionese, 5 c. de sopa de natas, 0,5 dl de água quente e sal.

Para o molho: misture todos os ingredientes e o queijo desfeito (com as mãos). Coloque uma panela com água temperada com sal ao lume e, assim que esta começar a ferver, junte a couve-flor em raminhos. Deixe cozer cerca de oito a dez minutos, sendo que a couve deve ficar rija. Escorra, coloque a couve numa tijela e envolva-a, cuidadosamente no molho. Sirva com lascas de Parmesão, cebolinho picado e a pimenta. Sirva como entrada ou acompanhamento.

4 pessoas
30 minutos
$

SALADA DE BETERRABA E MAÇÃ CARAMELIZADA

TARTE DE ABÓBORA E PERA

Ingredientes: 1 embalagem de massa de pizza fresca, 80 g de queijo da Ilha ralado, 250 g de abóbora, sementes de abóbora, 2 peras, azeite e alecrim

Modo de preparação: Descasque a abóbora, retire as sementes e os filamentos e, com a ajuda do cortador de legumes, corte-a em fatias finas. Proceda da mesma forma com a pera. Unte uma forma de tarte com azeite e forre-a com a massa de pizza. Por cima espalhe uma porção de queijo. Disponha as fatias de abóbora e pera, alternando com o queijo. Termine com algumas sementes de abóbora, queijo e um pouco de alecrim. Leve ao forno, pré-aquecido a 220°C até a massa dourar.

4 pessoas
50 minutos
$