Receitas para os dias de outono

Nada como aproveitar os produtos da época que além de mais baratos são mais saborosos. Couve, abóbora, maçã, pera, combinados com frutos secos, ervas aromáticas e queijo podem proporcionar deliciosas refeições.

Receitas de Adriana Freire

SALADA DE BATATA E MAÇÃ

Ingredientes: 1 k de batatas, 2 maçãs, 4 talos de aipo, 1 cebola roxa, 80 g de miolo de noz, 6 c. de sopa de maionese, 1 dente de alho, 1 limão, sal e pimenta preta.

Modo de preparação: Coza as batatas, esmague-as grosseiramente e tempere com sal e pimenta. Corte a cebola em rodelas finas. Corte as maçãs em cubinhos, mantendo a casca, e regue-as com um pouco de sumo de limão. Corte o aipo em fatias. Junte à maionese o dente de alho e a raspa da casca do limão. Esta salada é excelente para acompanhar carnes. Também pode juntar sobras de carne ou de peixe.

4 pessoas
30 minutos
$

COUVE-FLOR

Ingredientes: 1 couve-flor, queijo Parmesão, cebolinho, pimenta rosa
para o molho: 1 queijo de cabra fresco, 5 c. de sopa de maionese, 5 c. de sopa de natas, 0,5 dl de água quente e sal.

Para o molho: misture todos os ingredientes e o queijo desfeito (com as mãos). Coloque uma panela com água temperada com sal ao lume e, assim que esta começar a ferver, junte a couve-flor em raminhos. Deixe cozer cerca de oito a dez minutos, sendo que a couve deve ficar rija. Escorra, coloque a couve numa tijela e envolva-a, cuidadosamente no molho. Sirva com lascas de Parmesão, cebolinho picado e a pimenta. Sirva como entrada ou acompanhamento.

4 pessoas
30 minutos
$

SALADA DE BETERRABA E MAÇÃ CARAMELIZADA

Ingredientes: 2 beterrabas, 10 chalotas, 2 maçãs, açúcar, 3 c. de sopa de amêndoa lascada torrada, 8 folhas de couve chinesa e azeite. Para o molho: 1 c. de sobremesa de mostarda, 1 c. de sopa de mel, 1 c. de sopa de vinagre de vinho tinto, 4 c. de sopa de azeite extra virgem, tomilho, sal e pimenta.

Modo de preparação: Num tabuleiro, coloque as beterrabas, as chalotas e folhas de tomilho e leve ao forno, pré-aquecido a 200°C, até assarem. Entretanto, corte a couve em pedaços. Corte as maçãs em quartos e depois em fatias, sem as descascar e polvilhe com um pouco de açúcar. Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e cozinhe a maçã fatiada. Quando começar a ficar mole, polvilhe com um pouco de açúcar e deixe ao lume, até caramelizar. Depois de assadas, retire a casca às chalotas. Misture todos os ingredientes do molho. Numa tigela, coloque a couve, a beterraba cortada em pedaços e a maçã. Envolva tudo muito bem no molho. Por fim junte as chalotas, envolva cuidadosamente e por fim, junte a amêndoa.

4 pessoas
1 hora
$

TARTE DE ABÓBORA E PERA

Ingredientes: 1 embalagem de massa de pizza fresca, 80 g de queijo da Ilha ralado, 250 g de abóbora, sementes de abóbora, 2 peras, azeite e alecrim

Modo de preparação: Descasque a abóbora, retire as sementes e os filamentos e, com a ajuda do cortador de legumes, corte-a em fatias finas. Proceda da mesma forma com a pera. Unte uma forma de tarte com azeite e forre-a com a massa de pizza. Por cima espalhe uma porção de queijo. Disponha as fatias de abóbora e pera, alternando com o queijo. Termine com algumas sementes de abóbora, queijo e um pouco de alecrim. Leve ao forno, pré-aquecido a 220°C até a massa dourar.

4 pessoas
50 minutos
$

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.