Receitas de natal alternativas

Para lá do bacalhau, do peru e do polvo, há outros pratos da época deliciosos para a noite da consoada – ou para o almoço do dia de Natal. O pato ou as couves-de-bruxelas podem ser alternativas fáceis de preparar, para ter tempo para o que mais importa.

Receitas Adriana Freire Fotografia Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Gratinado de batata

1,5 kg de batatas, 6 dl de leite, 150 de queijo gruyère, 2 dl de natas frescas, 2 c. de sopa de manteiga, 1 dente de alho, 2 folhas de louro, 2 pés de tomilho, noz-moscada, sal e pimenta.
Descasque as batatas, lave-as bem. Com a ajuda de uma mandolina ou de uma boa faca, corte-as em rodelas finas de cerca de 2 mm. Num tacho, coloque as batatas, o leite, a manteiga o tomilho e o louro. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta preta moída na altura. Deixe ao lume cerca de dez minutos ou um pouco mais, até cozerem ligeiramente, sendo que devem ficar rijas. Retire o tomilho e o louro. Barre o recipiente onde vai servir com manteiga e em seguida esfregue toda a superfície do mesmo com o alho esmagado. Coloque metade das batatas, por cima, metade das natas e do queijo ralado. Em seguida, disponha as restantes batatas, as natas e termine com queijo. Leve ao forno a 180o C até gratinar.
10-12 PESSOAS 1 HORA ECONÓMICO

Couve-roxa com compota de frutos silvestres

1 couve-roxa (aproximadamente 1 kg), 1 frasco de compota de frutos vermelhos, 2,5 dl de vinagre de vinho tinto, 1 dl de água morna, sal e pimenta.
Corte a couve em juliana. Dissolva a compota na água. Coloque a couve num tacho, adicione o vinagre e a compota. Tape o tacho e deixe, em lume brando, pelo menos durante uma hora, mexendo de vez em quando. A couve deve ficar tenra.
10-12 PESSOAS 90 MINUTOS ECONÓMICO

Couves-de-bruxelas gratinadas

1 kg de couves-de-bruxelas. Para o molho bechamel: 2-3 c. de sopa de farinha, 2 c. de sopa de manteiga, 0,5 l de leite, 1 pitada de noz-moscada, pimenta, sal e 100 g de queijo da Ilha.
Coza previamente as couves durante cinco minutos, se usar das congeladas. Se usar das frescas, leve-as ao lume cobertas de água e deixe-as ferver durante um minuto. Deite fora a água e leve-as de novo ao lume até cozerem. Para o molho bechamel: leve a manteiga com a farinha ao lume e mexa até a manteiga derreter e obter uma pasta. Deite o leite todo de uma vez e mexa bem até dissolver a pasta de farinha. Tempere com sal, um pouco de noz-moscada e a pimenta. Deixe em lume brando, mexendo sempre até cozer a farinha. Junte o queijo ralado. Disponha as couves num recipiente próprio para ir ao forno, por cima espalhe o bechamel e leve ao forno a 200 ºC a gratinar.
10-12 PESSOAS 50 MINUTOS ECONÓMICO

Pato assado

Marinada de laranja: 150 ml de vinho branco, sumo de 2 laranjas, 1 c. de sopa de azeite, 1 pau de canela e 10 bagas de pimenta em grão. Para assar: 1 c. de sopa de manteiga, 2 dentes de alho muito bem picados, sal e mel
De véspera coloque e envolva o pato na marinada e reserve no frio. Prepare uma pasta com a manteiga, o alho e o sal. Retire o pato da marinada, barre-o com a pasta de manteiga e leve a assar no forno, pré-aquecido a 180o C. Deixe cerca de 15 minutos e assim que começar a secar, regue com a marinada e coloque-o de novo no forno. Vá pincelando com o molho e nos últimos 15 minutos pincele com mel e deixe até que a pele fique dourada.
6 PESSOAS 1 HORA MODERADO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.