Bolo de morangos

receitas mês a mês bolo de morangos
receitas mês a mês bolo de morangos

O respeito pelo ritmo da natureza está na base da seleção de 48 receitas, divididas pelos 12 meses do ano de acordo com os ingredientes da época. Luís Saraiva confecionou os pratos do livro. Nós escolhemos quatro meses para lhe abrir o apetite.

INGREDIENTES DO BOLO: 300 g de bolacha Maria torrada moída, 300 g de morangos. Para o chantilly: 2 pacotes de natas frescas, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de açúcar em pó. Para a mousse de chocolate: 200 g de manteiga sem sal, 200 g de açúcar mascavado, 5 gemas de ovo, 5 claras de ovo, 1 tablete de chocolate negro de culinária de 200 g, 1 cálice de vinho do porto.

Ralar cerca de 300 g de bolacha Maria. Cerca de uma hora antes, pôr dois pacotes de natas frescas no congelador. Seguidamente, fazer chantilly com essas natas, 2 colheres de sopa de açúcar em pó e 1 pitada de sal, com ajuda de uma batedeira elétrica. Reservar.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Juntar a manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente com o açúcar mascavado. Bater bem. Juntar as cinco gemas, uma a uma, batendo muito bem. Aproveitar as cinco claras batendo-as em castelo. Reservar.
Derreter o chocolate numa caçarola com um cálice de vinho do porto. Numa forma de mola (para poder no final abrir para os lados), humedecer com água. Colocar pela seguinte ordem: metade da bolacha ralada feita em farinha; sobre esta, colocar a mousse de chocolate e, por cima, os morangos arranjados e laminados em pequenas fatias; colocar mais bolacha Maria ralada; por cima desta, colocar o chantilly; no fim, polvilha-se com o resto da bolacha Maria. Levar ao frigorífico num mínimo de 12 horas antes de servir. Desenformar abrindo as molas da forma e colocando num prato. Se quiser, pode polvilhar previamente o prato com bolacha Maria ralada para que o bolo não se cole ao prato.

Nota: A bolacha Maria ralada tem de ser bem gerida, pois será ela que irá fazer a ligação entre as diversas camadas.

Receitas Mês a Mês
RECEITAS MÊS A MÊS
Luís Saraiva
Ed. Esfera dos Livros
16,65 euros