Reportagem da Notícias Magazine sobre imigrantes vence Grande Prémio de jornalismo

Notícias Magazine

O jornalista Ricardo J. Rodrigues venceu o Grande Prémio de Comunicação “Diversidade Cultural”, atribuído pelo Alto Comissariado para as Migrações, com a reportagem Eu Vim de Longe: Os Novos Povoadores do Interior Português, publicada na Notícias Magazine a 17 de setembro deste ano.

A reportagem debruça-se sobre a «crise agrícola» que o país atravessa e a forma como comunidades búlgaras e cazaques são a prova de que algum trabalho nos campos «fala outras línguas», diz o jornalista. «Li um artigo no Jornal de Noticias sobre um fenómeno de imigração na região do Vale do Douro», referiu. «Fiquei curioso e, com o meu colega fotógrafo Rui Oliveira, fomos até lá. E confirma-se: há mais autocarros a sair de Mirandela para Sófia [Bulgária] do que para Lisboa.»

O trabalho aborda ainda a forma como estas comunidades se instalaram e mudaram uma realidade que não se avizinhava fácil. «É impressionante a facilidade de integração desta gente. Escolas a ser retomadas com crianças, campos a voltar a ser lavrados. Os estrangeiros foram essenciais na reabilitação de terras quase esquecidas».

A companhia do fotógrafo Rui Oliveira foi determinante no «apoio mútuo, no debate e na perceção da história», diz o jornalista. E é «fundamental contar com o apoio da redação onde trabalha para poder ir atrás de uma história que considere ter valor».

A reportagem, que na edição online da Notícias Magazine teve o título A Terra é Portuguesa, Quem a Trabalha Vem de Fora, pode ser lida AQUI.

Os vencedores foram anunciados esta segunda-feira, numa cerimónia realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta foi a terceira edição do Prémio de Comunicação «Pela Diversidade Cultural», promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, e que tem como objetivo distinguir os trabalhos publicados nos órgãos de comunicação tradicionais e digitais, com um contributo relevante no combate à discriminação étnica, no apoio à integração das comunidades migrantes e pelo fomento da diversidade cultural.

São oito as categorias distinguidas com prémio:
Joana Gorjão Henriques, jornalista do jornal Público, venceu na categoria de Imprensa escrita, com o trabalho «A geração de «portugueses imigrantes» a viver em Portugal». O prémio Rádio foi entregue a Rita Colaço (Antena 1) com a peça «Jamaika também é Portugal» e o prémio Televisão foi para «Renegados», dos jornalistas da SIC Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Isabel Cruz, José Dias e Diana Matias.

«Nós Muçulmanos», de José Carlos Carvalho da revista Visão venceu o prémio Fotojornalismo e o livro de contos e poemas «Rostos de Guerra» (Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro) arrecadou o prémio Jovem.

O semanário Região de Leiria, com a reportagem «Primeira igreja não católica de Leiria cumpre um século de luta contra a discriminação», de Carlos Manuel Ferreira dos Santos Almeida, foi reconhecida na categoria Órgãos de Informação Regionais e Locais.

Alexandra Borges levou para casa o prémio Diversidade nos Guiões com «Teaser Estoril Conferences 2017».