Portugal na Primeira Guerra: foi há cem anos

Cem anos depois, veja aqui as imagens das primeiras tropas portuguesas que entraram na Primeira Guerra Mundial. A 30 de janeiro de 1917, três navios britânicos zarpavam de Lisboa. O Corpo Expedicionário Português partia finalmente para a frente de guerra.

Em março do ano anterior Portugal declarara guerra à Alemanha [ver imagens em cima]. Antes disso já tinha havido combates na fronteira sul de Angola e no extremo norte de Moçambique. Mas só a 30 de janeiro de 1917 é que o país finalmente se envolveu no teatro de guerra europeu, enviando a primeira brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP) para França. A partida de Lisboa, em três navios britânicos, foi antecedida por uma visita às tropas pelo presidente da república, Bernardino Machado, que ouviu de um dos oficiais o compromisso de luta pela honra de Portugal. Curiosamente, a liderar o CEP estava Gomes da Costa, general que ganhará prestígio em França e que será um dos golpistas do 28 de maio de 1926, data em que termina a Primeira República e é afastado Bernardino Machado, então pela segunda vez chefe do Estado. Destinado a obter o reconhecimento internacional da jovem república, então uma das únicas quatro da Europa, e a garantir a posse futura das colónias africanas, o envio do CEP dividiu a classe política. As simpatias gerais eram pela Entente Cordiale mesmo que houvesse germanófilos como o futuro presidente Sidónio País, mas as reticências sobre a participação no conflito tiveram sobretudo que ver com a falta de preparação das tropas enviadas para a frente de batalha. Mesmo assim, a mortandade em La Lys, em abril de 1918, teve que ver com a superioridade numérica dos atacantes alemães. A Primeira Guerra Mundial acabou em novembro de 1918 e Portugal conseguiu manter Angola e Moçambique, salvas da ameaça alemã e da cobiça britânica.

—————
Veja aqui a história dos postais de amor do soldado Almeida, que fez parte do Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial.