Plataforma ‘online’ criada no Porto permite a qualquer jogador ganhar dinheiro

Texto de Lusa

Nesta plataforma, designada GameStars, «o único fator que faz o jogador ganhar mais é a sua destreza no seu jogo preferido», disse Daniel Pereira, acrescentando que esta foi «pensada ao detalhe» e vem dar resposta «à necessidade que os ‘gamers’ [jogadores]» têm em termos de rendimento.

Para o fundador, este foi o melhor momento para a startup (empresa emergente de base tecnológica) lançar a plataforma, não só em termos tecnológicos, com a aplicação de um novo modelo de negócio «no mundo» dos videojogos, como também em termos de necessidade dos próprios jogadores.

A GameStars, segundo indica Daniel Pereira, ganha uma comissão pela organização das competições, em jogos como a FIFA e o Counter-Strike, e pela venda de produtos extra jogo.

Aos jogadores, inicialmente, não será cobrado «qualquer custo», sendo este ajustado a cada utilizador quando começar a ser implementado, acrescentou.

De acordo com Daniel Pereira, embora existam outras plataformas de jogos ‘online’, estas são «muito limitadas, complexas e elitistas», enquanto a GameStars é «mais simples e funcional», estando disponível para «qualquer ‘gamer’».

Esta é uma das startups selecionadas recentemente para o Startup Porto Accelerator (SPA), um programa de apoio e aceleração promovido pelo Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, em parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade na qual está incubada.

A startup, da qual também faz parte David Miranda, outro dos fundadores, já foi também apoiada pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).