Paulinho: reportagem da NM inspira documentário francês

Texto de Sara Dias Oliveira | Fotografias de Maria João Gala/Global Imagens

Pierre Morel, jornalista francês, esteve em Portugal durante quase duas semanas a gravar um documentário sobre Paulinho, o atleta de 36 anos, de Ílhavo, campeão e recordista do mundo em Síndrome de Down.

Esteve em sua casa, filmou vários treinos, na escola que Paulinho frequenta, com a treinadora Joana Agostinho, nas ruas da praia da barra, numa clínica de medicina desportiva durante um teste de esforço, durante os campeonatos europeus em Vila Nova de Gaia, onde o atleta conquistou, há dias, o título de campeão europeu nos 1500 metros.

«O documentário tentará explicar a vida de uma pessoa com deficiência que muitas pessoas “normais” fingem não ver – por medo, por falta de tempo, por ignorância, por mil desculpas»

Rosa Mota também entrou no filme, que será exibido a 29 de outubro, num domingo, no Canal Plus, um dos canais de televisão mais vistos em França, às 12h50. O filme, de 12 minutos, será exibido no L’ Effet Papillon, um programa sobre atualidade internacional e retratos de pessoas que mudam o mundo – ultimamente foram transmitidas reportagens sobre a crise política no Togo e de uma igreja evangélica no Brasil que está a abrir academias de luta livre dentro das igrejas para atrair novos fiéis.

Paulinho, entre o jornalista francês Pierre Morel e Rosa Mota.

«O documentário tentará explicar a vida de uma pessoa com deficiência que muitas pessoas “normais” fingem não ver – por medo, por falta de tempo, por ignorância, por falta de interesse nas diferenças, por mil outras desculpas – e também focar as performances do Paulo que quase ninguém imagina», diz Pierre Morel.

Tudo começou com a reportagem publicada pela Notícias Magazine, no final de agosto.

LEIA A REPORTAGEM AQUI

Pierre Morel, que durante quatro anos foi correspondente da televisão francesa no Brasil, andava com vontade de fazer uma reportagem em Portugal, país onde a mãe nasceu.

«Pesquisei alguns sites de rádios e de televisões portuguesas, jornais, e assim cheguei à reportagem da Notícias Magazine. Lendo apenas as primeiras linhas, pensei que seria uma boa história para televisão. Liguei a um dos canais para quem trabalho regularmente e compraram a reportagem», conta.

Paulinho, durante as gravações do documentário, que será exibido em França, no Canal Plus, a 29 de outubro.

Quando leu a peça da NM, perguntou-se a si mesmo: «Como assim? Uma pessoa com deficiência mental e física correndo meia maratona?».

Meteu-se num avião e acompanhou o dia a dia do Paulinho, de 36 anos, um caso que a ciência não consegue explicar pela resistência física que demonstra nas corridas em que participa. E que este ano teve direito a uma praça com o seu nome na praia da Barra, em Ílhavo, por iniciativa da população que se reuniu num abaixo-assinado a pedir à câmara a concretização dessa vontade popular.

Depois da reportagem da NM surgiu um movimento no Facebook para que o Presidente da República abrace o Paulinho. Até agora há pelo menos meio milhão de pessoas que apoia esse abraço.

José Manuel Henriques, irmão do Paulinho, conta que as filmagens correram bem e que «terminaram com a chave de ouro», ou seja, o título de campeão europeu.

A família aguarda pela exibição do documentário. «Estamos mais ansiosos do que o Paulinho, ele tem uma forma muito característica de reagir às coisas». Ele é um homem-atleta de abraços e de afetos.

E que, segundo contou à Notícias Magazine, tem vários sonhos: dar um abraço a Marcelo Rebelo de Sousa, conhecer Marco Paulo, e ter a braçadeira de capitão de Cristiano Ronaldo ao serviço da seleção portuguesa.

Para cumprir um desses sonhos, e depois da nossa reportagem surgiu um movimento no Facebook para que o Presidente da República abrace o Paulinho. Até agora há pelo menos meio milhão de pessoas que apoia esse abraço.