Ainda há lojas históricas em Lisboa: descubra-as

Texto de Ana Patrícia Cardoso| Fotografia de Paulo Alexandrino

Descobrir Lisboa através dos seus espaços históricos. É esta a premissa que levou o Departamento de Património Cultural da Direção Municipal de Cultura da autarquia a organizar a iniciativa Lojas com História em 2015 que culminou na exposição com o mesmo nome.

81 restaurantes, farmácias, barbearias, bares, chapelarias, retrosarias e outros espaços foram escolhidos graças ao seu «valor histórico, artístico e cultural» e fotografados por Paulo Alexandrino. Mas há mais.

Cada lojista foi desafiado a apresentar um objeto que representasse a atividade da loja. A Barbearia Campos colocou uma cadeira de barbear, o Galeto montou uma maquete de uma parte do balcão, a Confeitaria Nacional expõe uma máquina de café, para citar alguns exemplos. «É mais do que uma exposição fotográfica, é um ‘museu vivo’», diz o fotógrafo.

A exposição vai estar até dia 25 de novembro no número 134 da Rua da Conceição, de terça a sábado, das 12h00 às 18h30, com entrada gratuita. Veja algumas das fotografias em exposição na nossa fotogaleria.