JFK: O presidente que morreu em direto

Texto de Ricardo Santos

John Fitzgerald Kennedy seguia numa limousina Lincoln Continental de quatro portas, descapotável, pelas ruas de Dallas. Ao lado, Jacqueline, a mulher, John Connaly (governador do Texas) e mulher deste, Nellie. A 22 de novembro de 1963, quando o cortejo presidencial atravessava a Dealey Plaza, ouviram-se os tiros. Há 54 anos, o momento estava a ser transmitido pela televisão e as imagens tornaram-se marcantes da história do século XX.

JFK foi assassinado, sendo o quarto presidente norte-americano a terminar o mandato dessa forma, depois de Abraham Lincoln em 1865, James A. Garfield em 1881 e William McKinley em 1901. As teorias de uma bala, duas balas ou diversas balas, um atirador e vários atiradores continuam a ter defensores e antagonistas, mas o mistério continua no ar.

Lee Harvey Oswald foi acusado do homicídio e acabou morto dois dias depois (24 de novembro), assassinado por Jack Ruby, um empresário da noite, na esquadra de Dallas. Kennedy e Oswald foram sepultados a 25 de novembro.