Harry Potter: 20 anos depois onde andam os aprendizes de feiticeiros

Texto de Marcelo Teixeira

Quem nasceu na década de 1990 recorda-se de como era devorar um livro de trezentas páginas em poucos dias. A magia deve-se à autora britânica J. K. Rowling, que criou uma das sagas mais apreciadas pelo público juvenil.

O primeiro livro da saga Harry Potter – Harry Potter e a Pedra Filosofal – foi lançado há 20 anos e investigadores em matéria de feitiços e misticismo de Hogwarts foram hoje à Biblioteca Nacional, em Lisboa, para falar sobre a coletânea que foi traduzida para mais de 73 idiomas.

Lançada em 1997, a primeira obra prometeu uma continuidade intemporal que se estendeu ao grande ecrã. E foi então que as personagens ganharam corpo e que a imaginação foi substituída pela realidade cinematográfica.

Em 2001, saiu o primeiro filme de oito e foi assim que ficámos a conhecer o rosto de Harry, Ron e Hermione. Para celebrar estas duas décadas de varinhas mortíferas, vassouras voadoras e de animais quase possíveis, a NM mostra como passaram os anos por alguns atores mais marcantes desta aventura.