GT da BMW Série 3: um familiar irreverente

O espaço é sempre um critério decisivo na escolha de um carro familiar. Maior bagageira e com melhor acesso e mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro são, por isso, bons argumentos para muitas famílias optarem pela versão Gran Turismo da gama BMW Série 3, em detrimento da berlina ou da carrinha.

Assim mesmo: o GT é um derivado de hatchback – modelo de cinco portas – mais comprido, largo e alto do que os irmãos. Ainda assim, não ocupa o espaço exterior dos SUV da gama X, mas beneficia igualmente de bastante capacidade para carregar a parafernália toda das crianças ou as malas das viagens mais longas.

Na prática, o GT oferece mais 40 litros para bagagem (520 litros de capacidade ou 1600 com os bancos rebatidos) do que a berlina e mais 25 do que a versão touring. A versatilidade é também enorme, não só por ter uma abertura maior da mala, mas também pelo rebatimento do banco traseiro (40:20:40).

Neste automóvel, a noção de espaço acrescenta maior perspetiva de luxo face às restantes versões da gama Série 3.

A posição dos bancos é ligeiramente mais elevada, o que facilita o acesso e saída do habitáculo – e tem mesmo mais espaço para pernas do que a berlina Série 5. Pode facilmente acomodar três adultos atrás, ou mesmo as cadeirinhas das crianças (o sistema ISOFIX é de série) sem concessões de espaço.

Além disso, não esquece os importantes espaços para arrumação nas portas da frente e até dois suportes para copos na consola central. As costas dos bancos da frente dispõem ainda de uma pequena bolsa. Para as famílias, todos estes compartimentos são de grande utilidade.

Neste automóvel, a noção de espaço acrescenta maior perspetiva de luxo face às restantes versões da gama Série 3. No tabliê, os plásticos são de elevada qualidade e os acabamentos em alumínio acrescentam um toque mais desportivo. É um carro com uma condução bastante dinâmica, especialmente se optar pela suspensão adaptativa M, rebaixada 10 mm. E nada melhor do que os bancos desportivos para aumentar o prazer de condução.

Outro pormenor que faz a irreverência deste GT, tanto ao nível estético como dinâmico, é o spoiler traseiro ativo, que se eleva automaticamente a velocidades superiores a 100 km/h – e desce quando se reduz para os 70 km/h.

MOTOR COM VIGOR

A versão ensaiada, 325d GT, com o novo motor diesel de 224 cv, eleva a condução deste modelo a um nível mais desportivo, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos. É possível sentir facilmente a força deste bloco, mesmo a baixas rotações. Mas consoante as necessidades, pode optar-se por diferentes modos de condução: o Comfort está disponível sempre que se liga o carro; o Eco Pro é o mais económico; e o Sport e Sport + são os mais desportivos e que melhor partido tiram desta motorização e da tração traseira.

Ainda assim, os dois primeiros em nada desiludem numa viagem em família e permitem consumos mais próximos dos 5 litros/100 km, de média, anunciados – ainda que neste ensaio a média tenha sido de sete litros.

A estética deste automóvel, que mistura o design de um coupé com a versatilidade de uma station, pode não ser consensual. Gostos não se discutem. Mas muitas são as vantagens do GT face aos modelos tradicionais. Acontece que o preço finta também a decisão final, já que o Gran Turismo custa a partir de 46 840 euros (53 730 euros a versão 325d), enquanto a berlina tem como preço-base 41 370 euros e a carrinha 42 690.

O GRANDE RIVAL

AUDI A5 SPORTBACK
É o mais vendido dos automóveis familiares com design de coupé. O novo A5 Sportback melhorou em todos os aspetos face ao seu antecessor. Tem uma condução aprimorada e muito eficiente, em que o requinte impera. O interior está agora mais espaçoso e continua a primar pela elegância e pelo luxo. Já a bagageira deste coupé de cinco portas varia entre os 480 litros e os 1300, com os bancos rebatidos. Tem como modelo de entrada o 2.0 TDI de 150 cv por 47 100 euros.