Entradas ou acompanhamentos? A escolha é sua

Entradas ou acompanhamentos? Antes do prato principal ou para complementar o prato principal? Quatro sugestões vegetarianas para serem servidas à medida da necessidade da refeição.

Receitas de Adriana Freire | Fotografia de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Couve-roxa com maçã

INGREDIENTES: 350 g de couve-roxa, 2 maçãs, 1 dl de vinagre de vinho tinto, 1 colher de sopa de açúcar, 2 estrelas de anis, 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta.
MODO DE PREPARAÇÃO: Corte a couve em juliana. Coloque a couve num tacho com o azeite e deixe cozer até começar a ficar mole. Junte as maçãs descascadas e cortadas em lâminas. Adicione o vinagre e o açúcar e o anis estrelado. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando cerca de uma hora. É um ótimo acompanhamento para carnes assadas.

4 PESSOAS 1 HORA ECONÓMICO

Salada de laranja e pepino

INGREDIENTES: 1 pepino, 3 laranjas, 3 rabanetes, hortelã fresca, azeite virgem extra, sumo de limão e sal.
MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque o pepino e corte-o em rodelas finas. Descasque as laranjas, retire toda a parte branca e corte-as também em rodelas finas. Lave e proceda da mesma forma com os rabanetes. Disponha tudo num prato largo. Junte follhinhas de hortelã e sirva. Tempere com sal e regue com azeite e sumo de limão.

4 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Salada de favas e beterraba

INGREDIENTES: 2 beterrabas, 750 g de favas, 2-3 chalotas, 1 dente de alho, 0,5 dl de azeite virgem extra, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 raminho de coentros, pimenta e sal.
MODO DE PREPARAÇÃO: Esta salada pode ser feita com tudo fresco, mas se comprar a beterraba já cozida e usar favas congeladas, poupa imenso tempo. Coza as favas, al dente, em água temperada com sal. Corte a beterraba em cubos. Pique as chalotas e o alho. Prepare a vinagreta, tempere a salada, junte os coentros picados e misture tudo muito bem.

4 PESSOAS 20 MINUTOS ECONÓMICO

Puré de feijão branco com amêndoas

INGREDIENTES: 1 lata de feijão branco (± 400 g), 100 g de amêndoas torradas, 1 haste de alecrim fresco, 1 dl de azeite virgem extra, 2 dentes de alho, 1 limão e sal.
MODO DE PREPARAÇÃO: Escorra o feijão, coloque-o num passador de rede e lave-o em água fria corrente. Entretanto torre as amêndoas numa frigideira, agitando-a para que torrem por igual. Com uma faca, esmague os alhos e retire-lhes a casca. Leve o azeite a lume brando, com o alecrim e o alho, por um ou dois minutos, apenas para aromatizar. Retire o alecrim e reserve. Num copo misturador, coloque o feijão, as amêndoas, o azeite aromatizado e o alho, sal, sumo de ½ limão e a raspa do mesmo. Triture tudo até obter um puré. Se tiver dificuldade em triturar, pode acrescentar um pouco de água quente. Retifique o tempero e sirva com tostas ou pão torrado. Também pode ser um ótimo acompanhamento para carnes, de preferência, com molho.

4 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

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